• Jennifer Peixoto

Como motivar seus colaboradores no Home Office

Muitos empresários podem até imaginar, mas ainda não devem ter total certeza, porém, o trabalho em home office acaba demandando uma série de mudanças no quadro de colaboradores que você possui.


Embora muitas vezes seja um modelo benéfico, tanto para uma empresa de terceirização quanto para os funcionários da organização, muitas vezes a motivação acaba se tornando um problema.


Esse tipo de quadro se agrava ainda mais quando a mudança é forçada ou repentina, como foi o caso de muitas empresas que se viram obrigadas a migrar para o home office por conta da pandemia do coronavírus.


As rígidas regras de distanciamento e isolamento social, muitas vezes levando a lockdowns em diversas cidades, acabaram gerando um forte impacto no mercado, que se viu muito defasado.


Assim, as empresas começaram a ruir, e para conseguir se salvar, muitas tiveram que rapidamente mudar o formato em que estavam trabalhando até então. Então, esse tipo de ação gera incerteza e medo nos colaboradores de vários setores.

Isso porque não é um tipo de migração natural, onde o home office aos poucos é adaptado e incluído como parte da cultura organizacional da empresa. Por conta disso, muitos colaboradores se viram desesperançosos e desmotivados.


O medo de perder o emprego, aliado à incerteza da própria empresa se manter acaba gerando esse tipo de pensamento, que é bem prejudicial para a empresa como um todo.


Por isso, saber como lidar com seus colaboradores, para que eles consigam aproveitar da melhor maneira possível esse tipo de ação, é fundamental para sua empresa de bolsas promocionais, bem como para de qualquer outro ramo.

Através de ações afirmativas, você consegue recuperar gerar uma produtividade muito maior para o empreendimento, uma vez que com a motivação seus colaboradores estarão novamente empolgados para trabalhar.



Entenda como motivar sua equipe no home office


O papel de um gestor é saber como se comunicar com sua equipe para extrair o melhor de cada um, seja no âmbito individual ou como um grupo.

Por isso, em tempos complicados como os da pandemia, é primordial conseguir encontrar formas de motivar seus funcionários, tanto em uma empresa de camisas personalizadas quanto em qualquer outra.

Para isso, existem diversas ações que podem ser tomadas, sobretudo para criar um senso de tranquilidade e conforto nessas mudanças que foram recentes e abruptas, tornando essa migração ainda mais fácil de lidar. Entre os principais pontos estão:


Converse abertamente

Uma das principais maneiras de trabalhar a motivação de seus colaboradores é ser franco. Não espere a situação ficar insustentável para se comunicar. Principalmente em tempos de incerteza, esse tipo de ação acaba sendo muito mais funcional.

Por isso, questione seus colaboradores sobre como estão se sentindo com relação à empresa e à motivação de cada um. Para não haver nenhum tipo de constrangimento, prefira diálogos reservados, normalmente em reuniões de feedback pessoal.

Dessa maneira, você consegue identificar que ações pode fazer para melhorar a moral de sua equipe, além de identificar os pontos fortes e fracos que o trabalho home office tem apresentado para eles.


Dessa maneira, você consegue deixar os colaboradores mais tranquilos, além de passar um sentimento de valorização, de que suas vozes estão sendo ouvidas de fato.

Além disso, é importante pensar em formas de aproveitar melhor esse tipo de feedback para sua produtora de cesta básica de natal, ou qualquer outra empresa.

Ademais, preste atenção às necessidades de cada colaborador. Muitas vezes pode ser algo resolvido para o grupo todo. Outras vezes, são questões mais pessoais, que devem ser avaliadas a cada caso.


Entretanto, não se deve deixar de lado as opiniões e sugestões apresentadas nesses feedbacks. A melhor maneira de mostrar para seus colaboradores que você se importa é através da apresentação de mudanças substanciais para a empresa.


Quando você otimiza uma função que foi solicitada em um feedback de algum colaborador, ele terá a certeza de que a empresa de placas de acessibilidade, por exemplo, está do lado dele, trabalhando para ser um lugar melhor a cada dia.


Dessa maneira, os colaboradores começarão a desejar produzir mais como retribuição a uma empresa que os ouve e entende suas necessidades, criando assim um ambiente mais adequado.


Diminua a burocracia

Parte do processo de migração para o mundo digital elimina a necessidade de uma série de burocracias que parecem importantes no trabalho físico, mas acabam se mostrando desnecessárias quanto ao trabalho em home office.

Ao eliminar esse tipo de ação, você consegue otimizar o trabalho e apresentar um conteúdo muito mais qualificado, além de estimular seus colaboradores a criar um ambiente mais interessante para o trabalho.


A hierarquia também pode ser um problema com relação ao home office. Isso porque depender da autorização de um superior para realizar um trabalho pode demandar tempo, o que acaba gerando atrasos no trabalho realizado em casa.


Esse tipo de ação acaba desmotivando o colaborador, que sente uma espécie de trava no desenvolvimento de seu trabalho. Por isso, é importante ter em mente os elementos principais de ação, para que sua equipe trabalhe com qualidade.


Quanto mais você permitir que seus trabalhadores consigam desenvolver as atividades, mais motivados eles ficarão. Por isso, empoderar essas pessoas e dar autonomia para desenvolverem seu trabalho é um passo fundamental para conseguir melhores resultados.


Com essa liberdade, muitos colaboradores começam a pensar melhor em formas de lidar com problemas de sua empresa de segurança eletrônica, bem como qualquer outra.


Através desse tipo de ação, você pode acabar descobrindo talentos de gestão que estavam escondidos sobre a burocracia das atividades comuns, e investir nestes colaboradores para conseguir resultados ainda mais expressivos.


Vestindo a camisa

Vestir a camisa da empresa é um processo que muitas vezes demanda um certo trabalho. Isso porque a desmotivação pode ser causada quando os colaboradores não se sentem mais ligados com o propósito da empresa.

É preciso criar ações que façam com que estes colaboradores se sintam novamente vinculados, com desejo de criar algo maior. Existem várias pessoas a quem ajudar com o trabalho da empresa, como:

  • A sociedade;

  • Seus clientes;

  • Parceiros;

  • Os próprios colaboradores.

Quando você cria ações afirmativas para conseguir explorar melhor esse tipo de conceito, é importante pensar em formas de aumentar seu potencial. Entretanto, você precisa ser muito aberto e franco.


A verdade é a maior aliada de um gestor em processo de motivação de seus colaboradores, imbuindo em cada um deles o desejo de fazer o melhor para conseguir resultados importantes em toda a sociedade.


Assim, um profissional que identifica a verdade em uma empresa de etiquetas adesivas personalizadas com relação a sua missão, valores e visão, tem muito mais chance de se comprometer com ela e com os princípios.


Então, caso as pessoas estejam se sentindo muito afastadas por conta dos limitadores da pandemia, é o momento de se reconectar e entender seu impacto na contribuição de resultados positivos para a empresa e para todos os apoiadores dela.


Pratique a empatia

Em um momento de crise, principalmente grave como a pandemia do COVID-19, as pessoas começam a se sentir desesperançosas. A perda de amigos e familiares também impacta diretamente estas pessoas, que podem não estar no melhor de suas capacidades.


Um gestor deve ser capaz de compreender esses momentos, e aplicar a empatia para gerar uma aproximação maior com seus colaboradores. Mostre humanidade ao apresentar o quanto você se importa com cada um de seus colaboradores.


É importante ouvir o que cada um tem a dizer, e compreender que é um momento complicado e que muitas pessoas têm tido fases bastante ruins por conta da propagação do vírus. Ter empatia é mostrar o quanto aquele colaborador é importante.

Nestes momentos, o melhor a se fazer é criar um ambiente de conforto e segurança para que seu colaborador se sinta mais à vontade e comece a compreender o impacto que sua empresa pode ter na vida dele.


Quando você dá liberdade e empatia para seus colaboradores, acaba criando um ambiente muito mais motivado de trabalho.


Trabalhe sua rotina

A rotina é um ponto importante para trabalhar no home office. A mudança repentina para o trabalho em casa acaba mudando muito a forma como é realizada a função.


A rotina deve ser criada para dar continuidade ao que está sendo feito. Por exemplo, contar com um fretado para empresas é muito bom em tempos de trabalho físico, e esse tipo de ação deve se refletir no digital.


Embora você possa flexibilizar algumas coisas como horário de trabalho e tempo online, é importante que estes elementos estejam de acordo com a forma da empresa agir, garantindo assim que sua equipe seguirá motivada.


Considerações finais

Motivar uma equipe de trabalho é muito importante para conseguir explorar todos os resultados adequados para esse tipo de ação. Por isso, é importante pensar em formas de aproveitar todo o ambiente novo que se apresenta com o home office.

Ao criar formas de motivar sua equipe, você consegue aprimorar o dia a dia do trabalho, conquistando resultados melhores e deixando seus colaboradores muito mais confortáveis com o que estão desempenhando.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo