PARCEIROS

ENCONTRE A SOLUÇÃO DA SUA EMPRESA NA DIGTE!

logo-menor.png
Selo Store_Partner.png
selo_IDEXO_preto.png

*fluig marca de propriedade da empresa TOTVS S.A.

(www.totvs.com)

© 2019 por Digte.com.br 

  • Brenno Vilarim

13 dicas para turbinar sua intranet


Nesse artigo teremos uma lista de 13 dicas para turbinar sua intranet e fazer com que os seus colaboradores interajam todos os dias.

1 Manter o conteúdo SEMPRE atualizado

Parece um assunto bobo, mas diversas empresas cometem este erro. Manter o conteúdo da intranet atualizado é fundamental. Conquistar o colaborador e fazer com que ele utilize a plataforma é um processo difícil. Imagine um funcionário acessando a intranet cotidianamente e sempre visualizando o mesmo conteúdo. Certamente este funcionário não voltará a acessar a intranet.

A página inicial é a principal. Dessa forma, acima de todas as outras, esta página com certeza deve receber atualizações constantemente.

2 Crie atalhos

Adicione links na sua página inicial, a ideia é facilitar todos os acessos. Se puder, tente alterar esses links dinamicamente de acordo com o público logado, pois existem atalhos que são mais importantes para áreas específicas e outras não.

Além disso, ter uma barra de busca é uma das formas de facilitar os acessos dentro da sua intranet.

3 Escreva conteúdos de qualidade

Atenção! Ao escrever conteúdos diversos para sua intranet, é importante entender o tipo de público que você pretende atingir e a melhor forma de fazer isso. Também é necessário atenção especial na disposição do conteúdo na tela, para que fique o mais agradável possível. Por exemplo: títulos com letras maiores e resumos no início dos textos que adiantam o conteúdo que está por vir.

4 Intranet como página inicial

Toda intranet precisa de audiência, entretanto, mais importante que números, temos garantia de que os usuários estão cientes de notícias, documentos e outras atualizações.

Existe uma ótima forma de garantir isso, transforme a sua intranet na página inicial do navegador de todos os funcionários. Se possível, habilite o single sign-on, o que nos leva ao nosso próximo tópico.

5 Single sign-on

Converse com a área de TI e viabilize a possibilidade de deixar a intranet como página inicial no navegador de todos os colaboradores. Não se esqueça de deixar a página inicial da sua intranet sempre atrativa.

6 Cardápio

Existem diversas empresas com restaurantes internos e ao colocar o cardápio na intranet, você vai garantir uma audiência fixa.

7 Processos

Ter uma intranet que facilite a comunicação interna é muito importante, entretanto, um dos benefícios de ter uma intranet é que você pode centralizar processos da empresa dentro do seu portal, realizando uma transformação digital na empresa, trazendo processos que antes eram realizados por e-mail ou papel, direto para a intranet. Temos como exemplo a solicitação de acesso aos sistemas, a solicitação de 2ª via do crachá, entre outros processos.

8 Interatividade

Disponibilize funcionalidades mais interativas. Você pode realizar enquetes/pesquisas e publicar artigos com o resultado ou utilizar o conceito de timeline e rede social corporativa para aumentar a interação entre os colaboradores

9 Prepare o ambiente para novos funcionários

Uma intranet rica de informações nem sempre são tão intuitivas. Dessa forma, é importante ter um tutorial de acesso para novos funcionários abordando cada área da sua intranet.

10 Materiais

Publique materiais que possam ser utilizados comumente, como modelos de PPTs, atas, formulários e outros modelos de documentos administrativos.

11 Acesso mobile

É importante facilitar a vida de funcionários que nem sempre estão na empresa. Para isso, utilize uma versão da intranet para celular. Essa versão deve ser simples, intuitiva, atraente e que funcione em todos os modelos de celular ou pelo menos grande parte deles.

12 Ramais

Liste todos os colaboradores com seus devidos contatos (e-mail, celular corporativo, ramal, unidade, entre outras informações relevantes), isso facilita a vida de muitos colaboradores na hora de contatar funcionários de outras unidades.

13 Notícias

Publique notícias periodicamente. Além de publicar novidades relacionadas a empresa, mostre o que acontece em outras unidades da sua empresa, as vezes, é importante emplacar projetos independentemente da localização, isso motiva e mostra que a empresa se importa com seus colaboradores.

Até a próxima!

#13dicas #Intranet #SingleSignon

145 visualizações