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A importância do Endomarketing para as empresas

Endomarketing, ou marketing interno, é o conjunto de ações e estratégias desenvolvidas para o bem-estar e melhor relacionamento com os clientes internos, ou seja, os colaboradores, assim gerando mais motivação, melhorando a produtividade e conquistando maiores resultados.


A tarefa principal do Endomarketing é atrair e manter colaboradores, tendo como base um bom relacionamento. É forma de vender a empesa para os funcionários, os tornando embaixadores da marca.


Geralmente estas estratégias são aplicadas pelo departamento de RH, que faz uma análise detalhada sobre o público interno, como gotos, costumes, características, etc, com foco em proporcionar um ambiente agradável e bom para todos.


Veja alguns benefícios que o endomarketing pode trazer para a sua empresa.



Benefícios


Colaboradores engajados

Colaboradores engajados se sentem mais motivados a trabalharem e dispostos e vencer os desafios da empresa.

Trabalhar em uma organização que presa pela qualidade de vida e bem-estar dos funcionários, os motiva cada vez mais.



Redução de Turnover

Um endomarketing bem planejado e executado eleva a satisfação dos colaboradores, e quando isso acontece, as pessoas passam mais tempo dentro da organização, diminuindo a chance de rotatividade turnover



Aumento da produtividade

Um ambiente agradável, com pessoas motivadas e satisfeitas geram mais resultados.

Trabalhadores felizes trabalham melhor, e realizam suas funções de forma mais eficiente, pois se sentem donos do negócio, promovendo uma postura mais proativa e produtiva.



Melhor clima organizacional

O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável e positivo, formando um ambiente colaborativo, organizado e engajado.

O ambiente de trabalho deve ser um local onde as pessoas se sintam confortáveis e à vontade. Isso irá gerar mais satisfação aos colaboradores.



Qualidade e bem-estar

A empresa que se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida dos seus funcionários está decidindo o futuro da organização.

Promover campanhas de saúde, tanto mental quanto física, impede que muitos colaboradores se ausentem por doenças ou dificuldades que os atrapalhem em sua produtividade e presença na empresa.



Após ver todos esses benefícios você deve estar pensando: “Como posso aplicar essa metodologia dentro da minha empresa? Por onde começar?” Não se preocupe, iremos apresentar algumas dicas de como aplicar o endomarketing na sua organização.




Como aplicar o Endomarketing



Entenda o público-alvo

Quem melhor para saber o que os colaboradores precisam senão eles mesmos? Comece a fazer pesquisas para saber quais são as maiores dores e dificuldades, assim você saberá exatamente por onde começar e os caminhos que deve seguir.



Trace objetivos

Após saber as necessidades dos colaboradores trace quais serão os objetivos que deseja alcançar.

Faça um planejamento estratégico sobre quais serão as principais atividades e os próximos passos. Saber onde quer chegar e o que fazer para alcançar otimizará a implantação, além de que evitará a perda de foco.



Execute

Agora que possui todo o planejamento, está na hora de colocar a mão na massa!

Utilize campanhas, eventos, atividades, comemorações e muito mais para executar cada atividade programada. Não tenha medo de explorar, seja criativo(a) e inovador(a).



Meça resultados

Após executar todo o planejamento está na hora de pedir alguns feedbacks.

Faça novamente uma pesquisa com seus colaboradores, essa pesquisa será fundamental para saber se os objetivos estão sendo alcançados, se é necessário trocar de estratégia e quais são os principais pontos que mais deram certo e os que mais deram errado.


Esse feedback irá ajudar fazer com que o endomarketing alcance sua proposta principal, o bem-estar dos colaboradores.




Conclusão


Quando uma empresa investe em seus colaboradores, seus colaboradores investem na empresa, por isso estratégias bem elaboradoras poderão definir o destino do seu negócio.

“Quando você cria estratégias de marketing, está vendendo o produto e os serviços da empresa. Quando investe em endomarketing, está vendendo as metas, os objetivos e a cultura organizacional da equipe” – Guilherme Dias | Gupy - O que é Endomarketing, principais ações, exemplos e 8 estratégias

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