top of page
  • Digte News

Como construir uma boa cultura organizacional

Toda empresa é definida pelas suas crenças, valores, atitudes, linguagens, políticas e normas que influenciam o clima e o comportamento dos colaboradores dentro da organização. E esse conjunto de características é definida pela cultura organizacional.


Neste post iremos apresentar o que é cultura organizacional e como aplica-la com sucesso na sua empresa.



O que é cultura organizacional?


Cultura organizacional (ou cultura empresarial e corporativa) é um conceito no qual as empresas utilizam para tratar seus colaboradores, clientes e parceiros. Ela envolve práticas, políticas e comportamentos que refletem quais são os objetivos e princípios da organização.


Essencialmente uma cultura é a colisão entre pessoas e a forma como interagem. E ao construir um ambiente inclusivo e engajado se torna mais simples a integração e convívio de cada membro da organização, fazendo com o que os colaboradores se sintam mais confortáveis e dispostos a trabalhar, assim consequentemente aumentando a produtividade.


Manter uma cultura forte é fundamental, pois as pessoas que fazem parte da empresa compartilham da missão e valores propostos para o sucesso do negócio.


Além disso, trabalhar em um local onde os princípios são totalmente transparentes, faz com que cada trabalhador queira contribuir, individualmente ou em grupo, pois acreditam na empresa.



Benéficos


Melhor ambiente de trabalho


Uma cultura organizacional bem implementada e estruturada gera um ambiente de trabalho mais saudável, além de que aumenta o engajamento entre os colaboradores e evita diversos problemas na gestão e convivência.



Melhor comunicação interna


Um ambiente com uma cultura colaborativa positiva e forte obtém mais facilidade para se comunicarem internamento, pois os setores, líderes e colaboradores se mantem alinhados sobre as atividades da empresa, evitando diversos problemas na organização e nos processos.



Melhores resultados e mais produtividade

Quando a cultura organizacional ocorre de forma funcional afeta diretamente na produtividade da empresa. Ao transmitir os objetivos e princípios da organização, se torna mais fácil traçar os objetivos estratégicos, saber qual caminho seguir e como tornar esse caminho o mais agradável possível



Como melhorar sua cultura organizacional


Monte pesquisas


Antes de implementar qualquer ação ou mudança faça uma pesquisa com a empresa, pois será mais fácil identificar as dores dos colaboradores e quais os pontos que necessitam ser melhorados. Lembre-se que a opinião de cada colaborador é fundamental.



Defina seus objetivos


Após fazer a pesquisa e obter uma análise detalhada sobre o que necessita ser modificado, defina quais serão os objetivos a serem alcançados e os melhores caminhos.


Não esqueça de definir a missão, visão e valores da empresa, além de quais princípios que segue e o modo como quer ser vista pelos seus colaboradores e clientes.



Interaja com os seus colaboradores


Ao definir todos os objetivos os alinhe com seus colaboradores, pois eles são os principais afetados pelas mudanças e modificações.


Interaja com todos e apresente as novas propostas para o ambiente de trabalho, deixe bem claro as principais transformações que ocorrerão e seja objetivo(a).



Seja um líder de exemplo


Sabe aquela frase: "Não faça o que eu faço, mas faça o que eu mando?", pois é não é uma prática de um bom líder. Os líderes tem como responsabilidade ser um bom exemplo, e porque não começar desenvolvendo a cultura organizacional?



Atente-se às contratações e demissões


Dês da contratação a demissão de um colaborador, a cultura organizacional deve ser pautada.


Contratar um colaborador que tenha os mesmos princípios que a empresa irá evitar algumas dificuldades de adaptação, além de problemas como comportamento ou conflitos. Por isso ao admitir uma pessoa exponha qual a cultura da empresa



Promova ações para engajar os colaboradores


Nada melhor para reforçar a cultura organizacional do que fazer eventos e ações para motivar e engajar os seus colaboradores.


Toda essa aproximação irá gerar maior um ambiente mais colaborativo no qual os trabalhadores estão dispostos a ajudar uns aos outros e a evitar conflitos.



Busque por feedbacks


Lembre-se e a cultura organizacional necessita de mudanças conforme o tempo, saiba que uma estratégia não irá servir para sempre.


Peça feedbacks aos colaboradores e ajuste sempre que necessário, pois o importante é sempre manter a cultura de sua empresa forte e ativa.



Conclusão


Cultura organizacional é um tema extremamente importante, por isso compreenda o que dever ser feito e qual o melhor posicionamento para a empresa, além de cuidar e mantar um ambiente de trabalho agradável e saudável para todos os colaboradores




65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page