Criar intranet: 7 dicas simples e infalíveis


Se você está lendo esse artigo, provavelmente você já leu o nosso último artigo sobre O que é intranet e porque implementar, certo?

Caso você já tenha lido e esta aqui pelo título, continue lendo e descubra dicas simples de como criar uma intranet.

Você não faz a miníma ideia por onde começar?

Vamos lá...

Dica 1: Tenha uma intranet ou construa uma

É possível criar uma intranet do zero com uma equipe de TI, Marketing e Design, mas custaria uma demanda enorme de tempo. Portanto, o melhor a se fazer é adquirir um software que ajude a agilizar essa criação. Uma ótima plataforma para isso é o fluig e você pode conhecer um pouco mais sobre, lendo 5 Motivos para você se apaixonar pelo fluig.

O fato é que utilizar uma plataforma já existente que seja passível e customização, agiliza muito mais o projeto.

Dicas 2: Regra dos Três Cliques (Three Click Rule)

A regra dos três cliques é uma boa prática muito comum no mundo da comunicação. Basicamente, o usuário precisa ter a facilidade de encontrar o conteúdo desejado no máximo, em 3 cliques.

Isso não significa necessariamente que o usuário desistiria de procurar, mas com certeza facilitaria a vida do mesmo, certo?

Dica 3: Taxonomia de pastas

De maneira simples, taxonomia de pastas nada mais é do que a estrutura de pastas da sua intranet. Quando conseguimos encontrar de maneira rápida o que procuramos, significa que a taxonomia aplicada é eficiente. Caso contrário, quando perdemos tempo procurando, existe a possibilidade de a estrutura apresentar redundância, o que pode acarretar em diversos malefícios, incluindo um aumento na quantidade de espaço utilizada, consequentemente custos e tempo.

Para aplicar uma boa taxonomia, é necessário planejar, analisar o negócio, os processos, analisar a cultura da empresa e baseado em todos esses aspectos, definir as pastas e suas respectivas permissões.

O fluig possui um módulo chamado ECM bem útil que pode ajudar nesse caso.

Dica 4: Comunicação interna

Para ter uma intranet, é necessário possuir um ponto extremamente importante: conteúdo. O time de Marketing, Design, RH ou outras áreas, precisam ter imagens, vídeos, textos e qualquer conteúdo que seja importante, disponíveis para serem armazenados e publicados.

Além disso, é necessário a conscientização de todas as áreas, sempre mantendo a intranet atualizada para os colaboradores.

Dica 5: Disponibilize em mobile

Nem todos os colaboradores ficam dentro da empresa, existem diversas empresas que possuem técnicos, vendedores e outros colaboradores que ficam quase todo o período de trabalho na rua. Facilite a vida deles e disponibilize uma versão de sua intranet para o celular.

Ter uma intranet no celular também agiliza as ações dos colaboradores, facilita a busca por informações, promove maior aceitação dos funcionários à plataforma, e muito mais.

Dica 7: Crie uma intranet atraente

Não adianta ter todo o conteúdo útil da empresa, se a intranet é confusa e de difícil navegação. Portanto, garanta um lindo visual para sua intranet, utilizando recursos visuais que sejam úteis e atraiam a atenção do colaborador, como barra de busca, botão de notificações, entre outros.

Se você ainda não tem uma plataforma para criar uma intranet dinamicamente ou quer agilizar essa construção, conheça mais sobre o fluig e encontre aqui 5 Motivos para você se apaixonar pelo fluig. Acompanhe as novidades e fique de olho no nosso instagram e se você quiser marcar uma apresentação, fale conosco no e-mail contato@digte.com.br.

#fluig #intranet #7dicas #taxonomia #mobile #fluigStore #Click

200 visualizações
PARCEIROS

ENCONTRE A SOLUÇÃO DA SUA EMPRESA NA DIGTE!

logo-fundo.png
Selo Store_Partner.png
selo_IDEXO_preto.png

REDES SOCIAIS:

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

*fluig marca de propriedade da empresa TOTVS S.A.

(www.totvs.com)

© 2019 por Digte.com.br