Para se obter sucesso em seu negócio é necessário saber onde se quer chegar, quais etapas e processos utilizar e a quantidade de esforço e custo demandada em uma atividade/projeto, e é aí que entra as métricas!
Qualquer projeto ou negócio necessita de métricas que darão a direção correta para atingir seu objetivo, além de que mostrará quanto tempo e custo deve ser gasto em determinado projeto e/ou atividade. E com a intranet não seria diferente.
Neste artigo iremos lhe mostrar a real importância das métricas para a sua intranet.
O que são métricas?
Antes de falarmos sobre a importância das métricas para a intranet, devemos primeiro explicar o que são métricas.
Métricas nada mais são que a análise de desempenho de determinado projeto, no qual você consegue medir parâmetros e estatísticas, avaliando se o esforço que está sendo empreendido no projeto, produto ou negócio está trazendo bons resultados. Não há limites para o estabelecimento de uma métrica, pode ir até a quantidade de vendas ao engajamento de plataformas e aplicativos.
Motivos para gerir métricas na intranet
Investimento
Sabemos que montar uma estratégia para a intranet, criar conteúdo e gerenciá-la em um todo demanda tempo, e, muitas vezes, custos.
Saber se o investimento feito, seja de tempo ou dinheiro, é fundamental para se obter o controle de por onde seguir e quais melhores etapas para se cumprir o objetivo final. Com esta perspectiva, torna-se mais fácil saber quando e quanto se investir em determinado projeto.
Entender e conhecer os seus colaboradores
Será que todo conteúdo é viável? Será que os conteúdos que estão sendo postados estão gerando bons resultados? Ou até mesmo o esforço e tempo gastos naquela atividade são realmente necessários? Estas e mais perguntas são validas para conhecer o seu público.
A partir do momento que você entende o melhor meio de se comunicar com o seu público, tudo se tornará mais fácil. Saber se gostam mais de vídeos, imagens, uma linguagem mais formal ou informal, entre outros aspectos, te mostrará onde centralizar suas energias para gerar o engajamento tão esperado.
Quais tipo de métricas podem ser utilizadas na intranet?
Controle de acesso
Saber quais são as páginas mais acessadas, documentos mais curtidos e comentados irão lhe ajudar a entender o que parece ter maior importância para o colaborador, além de lhe ajudar com as melhores chamadas de conteúdo.
E para facilitar neste controle você pode acessar o Fluig Analytics, que é um componente que irá oferecer relatórios de monitoramento sobre a plataforma. Com ele se torna possível metrificar páginas, conteúdos e documentos de uma forma simples e descomplicada, além de que ele funciona na versão Mobile do TOTVS Fluig Plataforma.
Quantidade de cliques
"Mas se uma página/documento é de suma importância e tem poucos acessos? O que fazer?" Talvez este seja um problema de quantidade de cliques.
Imagine que o colaborador gostaria de encontrar os documentos necessários de forma rápida e descomplicada. Permitir que informações importantes, ou qualquer tipo de informação, seja encontrada através de muitos acessos, irá fazer com que o usuário fique "cansado" e perca parcialmente, ou totalmente, o interesse acerca do conteúdo, gerando assim poucos acessos. Além de que possuir muitos caminhos, fará com que o colaborador esqueça facilmente por onde acessar o documento/página.
Teste A/B
Testes A/B são basicamente duas versões diferentes que possuem o mesmo objetivo, assim analisando qual é a melhor para o usuário e qual gera maior demanda e melhores resultados.
Eles podem ser usados em páginas que são frequentemente acessadas pelos colaboradores, assim você pode melhorar sempre a usabilidade do portal, sempre comparando se o esforço demandado para determinado projeto está atingindo o objetivo final!
Monitore sempre!
Sempre há mudanças ocorrendo no mercado, e com isso a sua intranet necessita de constantes atualizações, seja de conteúdo ou de identidade visual. Por isso sempre monitore as tendências que estão ocorrendo, para que a sua intranet esteja sempre gerando conteúdo de valor!
E claro: veja o que mais faz sentido para o tempo atual. Se um conteúdo estava bombando de acesso e com o tempo foi decaindo deve-se analisar os motivos por trás deste "problema", assim bolando uma estratégia que seja mais eficaz. Atenda o seu público e lhe traga bons resultados!
Viu como é importante gerir métricas para a sua intranet? Elas iram guiar toda a comunicação interna da sua empresa, então cuide bem dela!
Caso queira saber mais, ou queira ver alguns componentes que irão te ajudar nesta jornada, envie um e-mail em contato@digte.com.br Estamos te aguardando!!!!
Comentarios