top of page
  • Digte News

Employee experience: O que é e como aplica-la

Com o passar do tempo as empresas estão cada vez mais enxergando que os colaboradores são peças fundamentais para o bom desempenho da organização, e com isto em mente estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores.


Employee experience, ou experiencia do colaborador, é o relacionamento que o colaborador tem com a empresa, a forma como se sente e a sua percepção.

São estratégias de gestão de pessoas, que tem como o objetivo melhorar a vida dos colaboradores, através de liderança motivadora, ambiente agradável de trabalho, plano de carreira, benefícios etc.


Em média os funcionários passam mais tempo nas empresas do que em suas próprias casas, por isso a importância de promover um ambiente agradável e confortável, assim melhorando a qualidade de vida.


Entender como o colaborador se sente e pensa dentro de sua jornada com a empresa afeta diretamente na produtividade da organização, pois um funcionário que esteja insatisfeito com o ambiente de trabalho, ou sua cultura organizacional, não irá se importar em trazer bons resultados e terá certa indiferença pelo crescimento da empresa.


Veja algumas vantagens em aplicar o Employee Experience em sua empresa:



Atração e retenção de talentos


A atração e retenção de talentos está totalmente ligada ao fato de as empresas atraírem bons profissionais e manterem esses profissionais dentro da organização.

Contudo, isso só pode ser feito a partir do momento em que o colaborador se sente satisfeito, afinal um bom time de colaboradores que sejam engajados, motivados e envolvidos tendem a ser mais produtivos, enfrentam melhor os desafios e alcançam mais resultados



Aumento da produtividade


Manter os talentos felizes e engajados afetará diretamente na produtividade, como dito anteriormente um colaborador que não se sente satisfeito com seu ambiente de trabalho não irá se emprenhar para gerar resultados e proporcionar o seu melhor, por isso atualize sempre as estratégias para garantir um clima organizacional e um ambiente de trabalho incrível.


Melhoria na qualidade de vida do colaborador


Toda empresa comprometida com o desenvolvimento das equipes se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, como a forma que se sentem na empresa, como anda sua saúde mental e bem-estar físico.

Essa preocupação demonstra aos funcionários que eles são importantes, assim os motivando cada vez mais a crescerem junto com a organização.



Promove a marca empregadora


Employer branding, ou marca empregadora, é importante para atrair grandes talentos do mercado.

Vai muito além de oferecer um bom salário, mas se refere a imagem que a marca tem, o modo como lida com seus funcionários e como se comporta para manter uma boa reputação, dentro e fora do seu ambiente.


Além disso, a cultura, valores e práticas da empresa são responsáveis por criar uma visão positiva.




Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de se investir em Employee Experience, saiba as principais estratégias para implementá-la



Esculte os colaboradores


Saiba quais são os pontos principais que devem ocorrer mudanças através dos seus colaboradores.

Para que o a implementação seja bem-sucedida, é importante ter uma comunicação aberta e franca, perguntando quais são suas principais dores e desafios. Permita que eles interajam e participem ativamente do processo, priorizando suas necessidades.



Mapeando a jornada


Agora que já sabe quais são as principais dores dos funcionários, está na hora de planejar quais serão os primeiros passos para a implementação do EX (Employee Experience). Quais metodologias utilizar, quais ferramentas e soluções, principais estratégias e assim por diante. Não tenho medo de inovar!



Construa um ambiente agradável de trabalho


Após fazer mapeamento e planejamento dos próximos passos está na hora de construir um ambiente agradável de trabalho!

Invista em um local descontraído, com uma boa infraestrutura, com um bom clima organizacional, onde os colaboradores se sintam confortáveis e tranquilos, mantendo uma boa qualidade de vida



Obtenha feedbacks


A experiência do colaborador não é algo estático, pode variar de acordo com a situação ou período, e uma estratégia que antes funcionava muito bem, hoje pode não funcionar mais. Por isso peça feedbacks constantemente, assim mantendo sempre atualizada as estratégias e soluções para conquistar a satisfação dos seus colaboradores.



Conclusão


O Employee experience é extremamente importante para o bom desenvolvimento da empresa. As organizações que investem nesta metodologia estão investindo um uma imagem positiva no mercado, e estão cada vez mais se destacando entre seus concorrentes.


Eai, ansioso(a) para começar a implementar o EX na sua empresa? Veja nossas soluções Digital Workplace e Admissão Digital e saiba como dar o primeiro passo para a sua nova jornada!

32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page