O marketing digital é uma das estratégias mais necessárias para qualquer empresa que deseja engajar suas vendas no mercado digital. Muitos empreendedores ainda subestimam a sua importância e ficam receosos, mesmo sem motivos, de investir nesse setor.
Então, o primeiro passo de todo empreendedor é se desvincular de paradigmas e buscar o conhecimento sobre novos métodos de vendas capazes de gerar benefícios para a empresa e consumidores.
Está mais do que nítido que a internet é o novo local de vendas, por isso, é necessário que as empresas se esforcem para conquistar um bom espaço dentro do universo digital, seja pelas redes sociais, sites ou métodos diversos de divulgação e venda de produtos.
Por tudo isso, o marketing digital deixou de ser um custo e passou a ser visto como um investimento pelos grandes empresários de sucesso. Afinal, o valor investido pode ser menor do que nos métodos tradicionais, mas gerar resultados até melhores.
Uma empresa que passa a investir em marketing digital começa a produzir como se fosse um novo carimbo de borracha para a sua identidade, ou seja, expande sua área de atuação e passa a atingir novos consumidores com sua assinatura.
Neste artigo falaremos sobre a importância de investir no Marketing Digital para a sua empresa, de maneira que você possa adotar essa estratégia dentro da sua marca e consequentemente aumentar o número de clientes e visitantes nela.
O que é marketing digital?
Marketing digital são todas as estratégias dentro do universo da internet, que têm como objetivo conquistar novos clientes para uma marca. Dentro desse universo, existem diferentes formas de interagir com o consumidor em busca de sua conversão.
Antes uma empresa de ribbon cera, por exemplo, não tinha muito espaço para o marketing, devido ao baixo conhecimento do produto. Não apenas esse segmento, mas tantas outras empresas e serviços que deixaram de ser vistos pelo público.
Isso ocorria por uma espécie de monopólio dos veículos de comunicação. Fazer qualquer tipo de propaganda na televisão ou rádio parecia ser um custo muito acima do potencial de investimento de muitas empresas.
Fato é que várias delas acabavam por escolher jornais ou rádios locais, assim atingiam sempre o mesmo número de clientes e vendiam a mesma quantidade de produtos.
Então, a expansão do mundo digital possibilitou que as vendas fossem feitas pela internet, além do contato direto com consumidores via aplicativos, blogs, sites e vídeos. Todos passaram a utilizar da internet como etiquetas autocolantes em carros e vitrines.
Essa nova realidade, além de democratizar a propaganda, aumentou a concorrência entre as empresas e, consequentemente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.
Os consumidores por sua vez, tiveram o perfil e o poder de compra aprimorados, tudo isso acabou gerando uma repercussão muito positiva na forma como as empresas passaram a investir na captação direta dos clientes, sem a necessidade de terceiros.
O novo consumidor
Por fim, para entendermos os pontos de atuação do marketing digital, será preciso compreender quem é esse novo consumidor chamado de consumidor 4.0. Quando falamos sobre o novo perfil, estamos referenciando a forma como os clientes fazem suas compras.
Antes, a empresa, representada pelos vendedores, era a principal fonte de informação dos consumidores sobre os produtos. A voz do vendedor era lei, por isso, a lábia de um vendedor era algo muito apreciado por um empresário ao realizar a contratação.
Esse esquema mudou, os vendedores ainda precisam saber sobre o que estão vendendo, mas não levam mais os clientes na lábia, isso porque o consumidor tem a internet para pesquisar sobre os produtos.
Existem diversos canais de informação de qualidade como blogs, sites e vídeos disponibilizados em diversas plataformas. Nesse novo contexto, o consumidor sabe mais do que o vendedor (ele acredita fielmente nisso).
Então, ao invés de perder horas dentro de uma loja olhando diversos produtos, compensa mais ir direto naquele que viu a análise na internet e se identificou. Até uma unidade movel a venda ficou mais fácil de ser comprada de forma online.
Isso tornou os consumidores impacientes e acabou que muitos não compram mais em locais tradicionais, por acreditarem que o esforço para realizar a compra não compensa o tempo perdido.
Agora, milhões de empresas do mundo todo estão disputando um espaço a ser agraciado pelos consumidores. Criam sites, blogs e redes sociais na esperança que os consumidores que são conquistados por essas estratégias tragam mais conhecimentos aos canais.
Eis então a necessidade e importância do Marketing Digital para as empresas que desejam aumentar suas vendas e não deixar que a concorrência passe à frente no quesito inovação e tecnologia.
Entenda como trabalhar o marketing digital
Agora que já sabemos da importância do marketing digital e como as estratégias atuam dentro do universo do novo consumidor, vejamos os ramos de atuação dessa estratégia e os benefícios gerados para a sua empresa.
O primeiro passo é que será preciso ter nem que seja uma mínima gestão de infraestrutura de TI, ou seja, ter computadores que possam gerar conteúdos, sites bem elaborados e pessoas que tenham vontade e conhecimento sobre a internet.
Existem muitas agências que lidam com esse tipo de serviço e ajudam as empresas a criarem os conteúdos para as suas redes sociais, blogs, canais do YouTube e sites. É uma opção para os empreendedores que não querem lidar diretamente com essas demandas.
O interessante é que essas empresas atuam entregando resultados, logo se não geram esses números, perdem os clientes. Vejamos alguns pontos de atuação do marketing digital:
Crescimento do tráfego orgânico da marca (pessoas desconhecidas);
Geração de autoridade (blogs, sites, canais do YouTube);
As pessoas passam a divulgar espontaneamente a sua marca;
Aumento nas áreas de atuação, reduzindo custos desnecessários;
A empresa é facilmente encontrada nos sites de pesquisa (Google).
Esses pontos de atuação do marketing digital costumam ser carências de quase todas as empresas, seja uma fábrica de toldos ou uma fábrica de notebooks, e podem ser resolvidos com o investimento nessa estratégia tão poderosa.
O plano de marketing digital
Todos os benefícios citados só poderão ser conquistados com três pilares importantes: estratégia, qualidade e constância. E nosso artigo chegará ao fim após comentarmos um pouco sobre a relevância de cada um deles no universo do marketing digital.
Começando pela estratégia, não poderíamos deixar de falar do chamado Plano de Marketing, é nele que serão definidos todos os locais de atuação do marketing digital que a empresa deverá tomar.
O plano de marketing é uma reunião realizada pelos líderes da empresa, onde serão definidas as métricas, tipos, objetivos e tempo de atuação das ações de marketing digital. Seja para vender a tinta para impressora inkjet ou a própria impressora.
Indiferente do ramo de atuação, é aqui que existirá a pauta que deverá ser seguida minimamente por 12 meses, sob mudanças pontuais, dependendo dos resultados atingidos, e é aqui que entram os outros dois pilares.
Não será de um dia para a noite que a sua empresa ficará mundialmente conhecida, os grandes podcasts, por exemplo, que estão crescendo de forma absurda, demoraram mais de 2 anos para conseguir explodir.
O marketing digital exige constância nas áreas de atuação, para que seja edificado o que chamamos de padrão identitário da página. Muitos acabam desistindo por exigirem um engajamento precoce feito de forma equivocada, publicando sem um padrão.
A constância é a chave principal para que qualquer empresa ou página pessoal de um site ou rede social consiga ganhar engajamento de qualidade. Falando em qualidade, chegamos ao nosso último pilar.
Você compraria uma etiqueta patrimônio, um carro ou curso sem saber que é um produto de qualidade? Porque seria diferente com o marketing digital? As pessoas não se interessam quando vêem algo de baixa qualidade e feito às pressas.
Existem outros milhões de conteúdos a serem lidos e compartilhados, por isso é preciso sentar e pensar no tipo de publicação que estará sendo feita e no tipo de conteúdo que estará sendo compartilhado nos canais digitais da sua empresa.
Considerações finais
Todo o universo digital proporcionou ao mundo formas diversas de realizar diferentes tarefas. Desde pedir algo para comer, sair para visitar alguém em um aplicativo de transporte e até aulas online de qualidade.
O avanço do mundo gerou a necessidade nas empresas de buscarem e entregarem aquilo que os clientes pedem: facilidade, comodidade, qualidade e velocidade. Isso os tornou bem exigentes, mas o lado positivo é que há diferentes gostos para todos os tipos de empresas.
O marketing digital atua justamente nas lacunas abertas por essas exigências e busca conquistar os consumidores, dando tudo o que eles pedem, mas sempre com estratégia, constância e qualidade.
Eis o universo do marketing digital, capaz de transformar uma empresa que funciona na garagem da casa de um ex-universitário em uma das maiores Bigtechs existentes no mundo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento
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