• Bruna Giangrande

Admissão tradicional x Admissão digital

Alguns processos do dia a dia da área de Recursos Humanos são extremamente cansativos, burocráticos e demandam muito tempo, como o preenchimento de formulários de novos colaborados, conferência de dados e arquivamento de documentos. Com o surgimento da admissão digital o tempo gasto nas atividades tradicionais foi otimizado, tornando o trabalho da área mais ágil e produtivo, trazendo uma melhor experiência tanto para o RH quanto para o novo colaborador.

Os processos entre a admissão tradicional e a admissão digital são praticamente os mesmos, mas enquanto uma realiza o trabalho manualmente com maior propensão a erros e falta de segurança, a outra faz por meio de softwares e programas evitando problemas recorrentes.


Diferenciais e benefícios do ongoing digital

Os diferenciais do ongoing digital são:

  • Os documentos são anexados e enviados pelo smartphone, tablet ou computador;

  • O monitoramento dos documentos é totalmente online;

  • Os documentos são digitalizados e arquivados de forma rápida e segura;

  • Os dados são conferidos pelo governo, garantindo que as informações são verdadeiras.

Um dos primeiros benefícios que vemos ao utilizar a tecnologia é a agilidade no processo admissional. No processo tradicional essa ação requer tempo para a coleta de dados, verificação de documentos, comunicação com o novo colaborador até as assinaturas de contratos, algumas vezes feito presencialmente. Já no processo digital é feito em alguns cliques da parte do novo colaborador, sem a necessidade de presença física. A organização de pastas e documentos físicos demandam tempo da equipe de Recursos Humanos. O investimento na digitalização também é um investimento em um RH estratégico e, consequentemente, mais produtivo. Nos dias atuais a sustentabilidade, que antes era uma tendência, já é realidade. Muitas empresas se adequaram a essa nova realidade utilizando documentos e ferramentas completamente digitais. E os processos feitos digitalmente causam menos impacto no meio ambiente, sendo assim, mais um benefício da admissão digital. O ongoing digital também facilitou a busca de dados e informações sobre os colaboradores dentro de um banco de dados com maior agilidade do que na atividade tradicional que é feita manualmente e fisicamente. Isso remete também à organização do espaço físico, com menos documentos físicos a arrumação fica mais fácil.

O trabalho feito manualmente muitas vezes pode gerar erros, como a digitação errada, troca de pastas e documentos, ou a visualização de documentos por pessoas não autorizadas, também comprometendo a segurança dos dados de colaboradores. Ao invés de depender de uma atenção específica de algum funcionário do RH, o cruzamento de dados entre portais como eSocial e Serasa podem ser feitos por um sistema, garantindo que as informações fornecidas são verdadeiras. E, com todo esse processo tecnológico, ainda pode-se restringir o acesso de informações somente a pessoas autorizadas, garantindo a confidencialidade e segurança.

A admissão digital traz redução dos custos, pois aumenta a produtividade de lucratividade da empresa, permitindo que um grande volume de tarefas seja feito em um curto período. Com isso o RH pode focar seus esforços e se dedicar a ajudar a empresa estrategicamente e a atingir seus resultados.



Quer conhecer mais sobre o nosso produto de admissão digital? Entre em contato conosco através dos canais contato@digte.com.br ou +55 11 9 9962-1029

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo