top of page
  • Digte News

As vantagens de um ambiente colaborativo

Embora ainda não seja o que mais é encontrado nos dias atuais, um ambiente colaborativo é essencial para o desenvolvimento da empresa e para que a organização consiga manter um clima agradável e amigável com os seus colaboradores.


Quando se pensa no crescimento e expansão de uma empresa, é normal que todos associem esse avanço com um maior número de lojas, alcance, produtividade, lucro e até mesmo de parcerias, mas muitos se esquecem que a gestão do negócio também precisa evoluir.


Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar as vantagens de um ambiente colaborativo, abordando como a intranet e os portais corporativos podem ser essenciais no processo, além de explorar maneiras de aplicação dessa ideia no ambiente de trabalho.


Desde empresas de logística à empresas que prestam serviços de contabilidade para empresas , o ideal é que o mercado inteiro busque inovar suas formas de gestão para um melhor controle e efetividade de seus colaboradores.


Com a chegada da internet e os avanços tecnológicos, a demanda de trabalho e a quantidade de informações que as empresas carregam aumentou, causando ainda mais estresse, informações perdidas no caminho e falta de comunicação interna.


E por isso é muito difícil de mudar e criar um ambiente cada vez mais colaborativo, porque ele depende da cultura da empresa empregar as mudanças necessárias, além dos funcionários também aceitarem tais mudanças.

O ser humano é composto de vontades e caprichos e, mesmo que seja na produção de algo simples como paletes de madeira usados, é normal que resistam a possíveis mudanças impostas, alguns mais e outros menos, e por isso é importante a mudança ser parte da cultura organizacional da empresa.


Porém, implementar essa cultura em um negócio e criar um ambiente colaborativo não é uma tarefa tão fácil, precisando de muita persistência, sensibilidade e ajuda de todos os colaboradores do negócio, fazendo com que entendam o quão importante isso é para todos.


Para ficar por dentro de tudo isso e entender como trazer essas mudanças podem ser benéficas para sua empresa de sistema de emissão de nota fiscal, confira os próximos tópicos onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido.


O conceito do ambiente colaborativo


Independentemente da empresa, trabalhar em um local onde todos se ajudam e, de fato, entendem o negócio e querem fazer a organização crescer é fantástico, mas nem sempre isso acontece e os colaboradores precisam se adaptar ao meio.


Mesmo que os processos sejam integrados através de intranet e portais colaborativos, boa parte dessas mudanças depende sim dos funcionários, mas além disso, é preciso que o departamento de Recursos Humanos esteja envolvido por trás de tudo para conseguir gerenciar como tais mudanças serão realizadas.


A utilização de um Software gestão de facilities pode ajudar e muito nesse processo, mas a mudança começa com diversas ações que o departamento pode tomar para, aos poucos, mudar como a empresa funciona, afinal, mudar a forma como as pessoas se comportam não acontece do dia para a noite.


Alguns tipos de obstáculos que podem ser encontrados no caminho são:

  • Resistência à mudança;

  • Dificuldades de implantação;

  • Mudanças na comunicação da empresa;

  • Choque de ideias de aplicação;

Em outras palavras, o processo pode ser mais difícil do que parece, mesmo quando planejado e executado por uma assessoria contábil em sp.


Para facilitar a compreensão e o entendimento de como é benéfico aplicar tais estratégias no dia a dia de seu negócio, confira agora algumas vantagens que podem ser adquiridas ao instigar e ter um ambiente colaborativo em sua empresa.


Maior satisfação dos colaboradores


Os funcionários de um negócio são pessoas com vontades, gostos, personalidades e problemas próprios, sendo assim, em um ambiente que não é nem um pouco colaborativo, o que restará pode ser o isolamento e uma competição nada saudável.

Esse tipo de atitude por parte da empresa pode acelerar o desgaste emocional e psicológico dos colaboradores, com toda certeza sendo um imenso erro, afinal, eles colocam o seu negócio de chips para cartuchos de toner não crescer de forma saudável.


Mudar o ambiente e torná-lo mais colaborativo, faz com que os funcionários se ajudem e vejam o próximo como um aliado para impulsionar tanto a própria carreira quanto da empresa, criando mais satisfação e um lugar muito mais agradável de se trabalhar.


Retenção de talentos


Empresas que não se esforçam o suficiente para criar e desenvolver um ambiente colaborativo podem sofrer com a perda de talentos excepcionais para o seu negócio, fazendo com que eles não vejam futuro no negócio e partam para outra empresa.


Em outras palavras, diferente da época mais antiga, mesmo que seja uma empresa de serviços de portaria, os colaboradores dos dias de hoje buscam em empresas muito mais do que apenas um salário.


Para que as marcas fiquem mais atrativas, é preciso oferecer competitividade de mercado, oportunidade de crescimento, e desenvolver o potencial de seus funcionários. Tudo isso facilita e muito para a criação de um ambiente colaborativo melhor.


Constante inovação


Empresas que possuem um bom ambiente colaborativo com toda certeza são aquelas que sempre buscam mais inovação, tanto por parte do mercado quanto de seus colaboradores, afinal, isso a torna mais atrativa para todos.


Assim como um curso prático de piloto privado se torna mais visado quando investe em novas maneiras de passar o conhecimento, uma empresa é mais valorizada por todos quando busca diferentes caminhos para melhorar a gestão, incentivar a inovação e procurar novas formas de chegar a um objetivo.


Isso mostra que o negócio não é engessado e sempre está mudando, se relacionando diretamente com o conceito do ambiente colaborativo, a mudança cultural da marca.


Desenvolvendo um ambiente colaborativo


Agora que ficou mais claro como todos esses benefícios e vantagens podem ajudar no crescimento e desenvolvimento de uma empresa, é importante também saber como aplicar esse conceito no dia a dia de uma organização.


Portanto, para ficar por dentro e entender mais a fundo como fazer isso, confira os tópicos a seguir.


01 - Feedback


Muitos ignoram a força e o poder que o feedback possui, mas essa é uma das ferramentas mais potentes e eficazes que as empresas possuem para promover mudanças em seus funcionários e, consequentemente, na empresa.


A partir do momento em que um gestor aplica um feedback em um colaborador, apontando os pontos fortes e assertivos, mas também destacando o que não está tão bom, isso motiva o funcionário e faz com que enxergue uma característica que talvez ele mesmo não tenha percebido.


A mudança começa pequena, mas esse é um dos passos necessários para que esse colaborador em específico entenda como funciona o negócio e esteja mais disposto e motivado para dar o seu melhor pela empresa, inclusive, colaborando mais com o trabalho.


02 - Diferenças são importantes


Um time cheio de pessoas que pensam igual não irá se desenvolver muito, afinal, todos têm a mesma visão sobre algo e podem não conseguir visualizar um quadro geral sobre o problema e encontrar uma solução que, de fato, seja efetiva.


Existem pessoas que são boas em planejar, outras em executar, algumas preferem organizar, enquanto existem aquelas que são muito boas em lidar com dados. A junção de uma diversidade de pessoas é essencial para que uma empresa seja mais colaborativa.


Ou seja, através dos pontos fortes de cada um, é possível destacar as qualidades de todos e entender que aquela equipe, junta, é muito eficiente e capaz de, por exemplo, desenvolver um projeto dentro do prazo.


03 - Desenvolva os colaboradores


Os funcionários da empresa precisam sentir-se importantes e, para isso, a competência deles precisa sempre ser valorizada e, de preferência, desenvolvida. Isso significa que a empresa deve treinar o colaborador para ser um bom profissional.


Cursos, treinamentos, palestras, vídeo aulas e seminários são excelentes maneiras de melhorar a capacitação de seus funcionários e fazer com que se sintam competentes para tarefas mais difíceis da empresa, preparando-os para o futuro.


E sempre é melhor ter um colaborador que cresceu dentro da empresa e entende como ela funciona do que contratar um novo que venha de fora, fazendo com que o mesmo tenha que se acostumar e se adaptar a todos os novos processos.


04 - Aposte na comunicação da empresa


Por fim, mas não menos importante, é impossível melhorar o ambiente colaborativo da empresa se não existe uma comunicação eficaz entre os diversos setores que podem existir dentro de uma organização.


Para isso, invista em tecnologia colaborativa que é essencial para o desenvolvimento do negócio, fazendo com que todos se sintam mais à vontade e tenham mais controle sobre como as informações são passadas.


Quanto melhor a comunicação de uma empresa, menos informações erradas serão passadas e menos atritos acontecerão.






Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

84 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page