• Brenno Vilarim

Comunicação empresarial: como atingir todos os colaboradores?


As vezes damos muito valor aos clientes e prospects, porém precisamos cuidar das pessoas que também fazem o negócio andar, são os seus colaboradores. A Rock Content chega a comparar com um relacionamento conjugal, "[...] se a relação for verdadeira, transparente e entrosada (valores que a comunicação interna propõe), as chances de separação diminuem."

O segredo é: Ouça o que eles têm a dizer!

Esse ouvir vai muito além da formalidade empresarial, onde você recebe feedback do gestor ou diversos reports em e-mails na sua caixa de entrada. O que é falado nos corredores, nos grupos de WhatsApp e nos cafés, por vezes acabam sendo mais forte e mais relevante do que os comunicados Internos.

O primeiro passo é circular pela empresa, por todos os setores e entender as pessoas. Transforme esse feedback em comunicação eficaz e o retorno será exponencial na gestão da comunicação empresarial.

Para te ajudar nessa jornada, listamos outras dicas práticas que podem fazer toda a diferença na hora de estruturar a comunicação da sua empresa. Veja!

1. Entenda quem são seus públicos

Se considerarmos que você não sabe quem é seu publico, como pretende transmitir

alguma informação?

É importante saber as idades, níveis hierárquicos, sexo, grau de escolaridade e outras informações que tornam a comunicação direcionada e mais assertiva.

Com o passar do tempo, a manutenção e a sustentação desses relacionamentos, certamente será melhor e mais duradoura.

2. Simplifique o contato entre os departamentos

Quando se criam barreiras de contato entre as áreas, a ideia de isolamento é reforçada e consequentemente mais grupos serão criados.

Os processos precisam ser mais simples e rápidos. E isso pode ser feito, por exemplo, utilizando um software de comunicação interna.

3. Tenha canais para cada tipo de público

Num momento em que ser digital é status “quo” é muito fácil pensar em lançar uma intranet e aplicações mobile para que a comunicação da empresa seja eficaz. Pode ser que sim, se seus colaboradores estiverem 100% conectados. O ponto aqui é a combinação de vários canais de comunicação – tanto online como offline – para atingir as necessidades e anseios dos públicos que você identificou.

Pode ser que você tenha pessoas dentro de uma sede administrativa que estão conectados à internet e serão fortemente impactados por um portal de comunicação. Os vendedores, que geralmente estão em trabalho externo, podem receber as comunicações por um aplicativo e operadores de máquinas nas fábricas podem precisar da comunicação direta – via gestor – ou de uma TV corporativa.

4. Crie ações e eventos de relacionamento

O convívio entre os funcionários não pode se limitar a intranet ou e-mails, eles precisam ter encontros sociais e reais. Portanto, invista em happy hours, almoços, metas e comemorações. Esses eventos são ótimos para aprimorar as relações.

5. Adeque a mensagem para cada perfil de colaborador

A mensagem certa, no contexto certo, e na linguagem adaptada para cada departamento ou nível de gestão, é a chave para uma comunicação eficaz.

Então, preste atenção na construção das mensagens para evitar que elas sejam muito técnicas, superficiais ou sem clareza. O raciocínio aqui é simples: “toda a empresa entende o que foi comunicado?”.

Seguindo essas dicas você certamente terá um avanço. Se você ainda não possui uma intranet, você pode conhecer o fluig e ler 5 motivos para você se apaixonar pelo fluig.

Até a próxima!


0 visualização
PARCEIROS

ENCONTRE A SOLUÇÃO DA SUA EMPRESA NA DIGTE!

logo-fundo.png
Selo Store_Partner.png
selo_IDEXO_preto.png

*fluig marca de propriedade da empresa TOTVS S.A.

(www.totvs.com)

© 2019 por Digte.com.br