Você já ouviu falar em customer success e a importância dele?
Customer success, ou também conhecido como CS, nada mais é do que o sucesso do cliente, a capacidade de reconhecer o objetivo do cliente, reconhecer o que é sucesso no ponto de vista dele e ajuda-lo durante toda a sua trajetória, até alcançar este sucesso.
Lembramos neste momento, que qualidade não é diferencial, é obrigatoriedade.
E como ter um diferencial?
Umas das maneiras é entregar uma boa experiência (Customer Experience ou CX) para o seu cliente e isso não seria possível se o seu colaborador não tivesse uma a ser entregue.
Então surgiu o termo, employee experience (Experiência do funcionário ou EX). Antes de entregar uma boa experiência para o cliente, você precisa entregar uma boa experiência para o seu colaborador e fazer com que eles desejem estar no ambiente de trabalho.
Como entregar uma boa experiência ao meu colaborador?
Primeiramente, é necessário entender quais as principais necessidades de cada colaborador. Existe mais de uma forma de fazer isto. Uma delas seria fazer uma pesquisa de clima organizacional e adquirir métricas (clique aqui e leia mais informações sobre o que é e como montar uma pesquisa). Outra dica, seria dividir seus colaboradores em grupos e investir em estratégias de motivação baseado no resultado identificado em cada grupo durante a pesquisa.
O segundo passo, inclui realizar pequenas mudanças de acordo com os resultados da pesquisa. Isso está muito além de um simples happy hour tratando-se de entender cada profissional da sua equipe e fazer com que eles trabalhem por algo muito maior do que o salário pago no final do mês, fazer com que eles entendam o valor da empresa, o valor do cliente e, principalmente, o valor dele dentro de tudo isso.
Outra dica seria transferir responsabilidades para os colaboradores e incentiva-los a se desenvolverem mais, enquanto, automaticamente, adquirem mais autonomia e confiança.
Assim como foi citado no início do artigo, EX e CX andam de mãos dadas, por isso é importante manter essas duas áreas bem alinhadas.
A comunicação interna da empresa também é um dos principais tópicos a ser destacado. Uma das maneiras de melhorar essa comunicação é aderir uma plataforma para rede social corporativa ou intranet (no final do artigo indicarei outros sobre intranet corporativa e algumas dicas).
O que se ganha com employee experience?
De acordo Jacob Morgan, escritor do artigo "Why the Millions We Spend on Employee Engagement Buy Us So Little", alguns dos resultados de se aplicar EX são:
28x maior probabilidade de ser uma das Fast Company’s Most Innovative Companies.
11,5x maior probabilidade de ser uma Glassdoor’s Best Places to Work.
4,4x maior probabilidade de estar na lista LinkedIn (North America’s Most In-Demand Employers).
2,1x maior probabilidade de estar na lista Forbes (World’s Most Innovative Companies).
2x maior probabilidade de constar na American Customer Satisfaction Index.
Além disso, é possível imaginar o impacto que esse tipo de atitude irá causar em sites como Love Mondays, LinkedIn e prêmios como Great Place to Work.
Tirando os status listados acima, o principal prêmio que você pode conseguir, é a felicidade dos seus colaboradores e dos seus clientes, diariamente satisfeitos.
2018 foi o ano de employee experience
De acordo com Denise Lee, da Forbes, 2018 prometia ser o ano em que EX cresceria imensamente e de fato ocorreu, mas ainda não está consolidado. No Brasil, é algo que ainda está crescendo desde o final de 2017 e até então, existe cases enormes de sucesso que colocaram em pratica, como Starbucks ou AirBNB.
Por hoje é só, mas não se esqueça de checar os artigos abaixo e as dicas para sua intranet.
Até a próxima!
Fontes:
TOP-Employers Institure: https://blog.br.top-employers.com/como-a-employee-experience-pode-mudar-sua-empresa/
Harvard Business Review: https://hbr.org/2017/03/why-the-millions-we-spend-on-employee-engagement-buy-us-so-little.
Great Place to Work: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/employee-experience/
Blog Vaipe: https://vaipe.com.br/blog/employee-experience/
Intranet e Rede Social Corporativa (Guia definitivo):
O que é rastrear instagram? Instagram Tracker é um aplicativo que permite aos usuários rastrear a atividade de seus seguidores e amigos do Instagram. Como funciona o Rastreador do Instagram? O aplicativo Instagram Tracker permite que os usuários acompanhem a atividade de seus seguidores e amigos exibindo uma lista de suas postagens mais recentes. O aplicativo também permite que os usuários vejam o número de curtidas e comentários que cada postagem recebeu, bem como o número de seguidores e amigos que cada usuário possui.