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Engajamento: Veja porque é tão importante para a empresa

Os avanços tecnológicos e a chegada da internet possibilitaram que o meio digital se instalasse para pessoas e empresas, criando uma espécie de ambiente onde o engajamento, a competitividade e o conteúdo são essenciais.


Pensando nisso, o texto de hoje abordará sobre como o engajamento é tão importante nos dias de hoje, sendo de grande impacto para o crescimento da empresa, além de dar algumas dicas e orientações de como aumentá-lo e as vantagens de investimento.


Essas evoluções e praticidades que a tecnologia nos proporciona têm sido bastante utilizadas pelo mundo todo, sendo que é muito difícil imaginar como seriam as nossas vidas atualmente sem esses avanços.


Desde empresas de organização de eventos até empresas de vendas de produtos cosméticos precisam ter uma boa aceitação e engajamento do público para que permaneçam atrativas e competitivas frente ao mercado de trabalho.


Com isso também vale a pena lembrar que, não só os interesses das empresas mudaram, mas do público também. Isso significa que é necessário todo um trabalho envolto do público, afinal, eles perdem o interesse numa velocidade muito rápida.


E todos sabem que o principal objetivo de uma empresa de portaria, e de qualquer outro negócio, é lucrar. Portanto, é mais do que necessário um trabalho com o público para atrair mais pessoas para consumir seus produtos e serviços, obtendo assim um lucro maior.


Mas afinal, por que o engajamento é tão importante e impactante no seu negócio? E como fazer para criar essa oportunidade e atrair ainda mais pessoas para a sua empresa? Essa e muitas outras dúvidas serão respondidas no tópico a seguir. Confira!


Por que criar engajamento?

Primeiramente é necessário entender o conceito de engajamento. De forma simples e direta, esse termo nada mais é do que o empenho por uma causa, organização, ideal ou conceito, podendo ser aplicado tanto de modo abstrato quanto de maneira física.


Isso significa que pode existir engajamento para ideais de melhoria da sociedade, assim como também pode existir engajamento para uma empresa que comercializa catraca biométrica.


Porém, uma coisa é fato: é necessário pessoas para que ele aconteça. Essa ação pode ser aplicada tanto ao seu público em si, aumentando o alcance, conversão de clientes e até autoridade no assunto, como de seus funcionários, aumentando o empenho em produzir.


Alguns elementos podem ser destacados como motivos para se criar o engajamento para a sua empresa, isso independentemente de qual seja o segmento, por exemplo:


  • Aumentar o alcance da sua marca;

  • Aumentar a autoridade de sua marca;

  • Aumentar o lucro da empresa;

  • Ter métricas mais confiáveis;

  • Melhorar a cultura organizacional da empresa.


Claro que tais elementos podem se diferenciar um pouco dependendo do tipo de empresa. Por exemplo, as métricas e objetivos de uma empresa que vende serviços de monitoramento residencial é diferente daquela que vende automóveis.


Porém, o conceito é o mesmo e existem algumas maneiras de você conseguir aumentar o empenho das pessoas pelas causas e metas da sua empresa. Maneiras essas que falaremos a seguir:


Invista em pesquisas

Não adianta ter o melhor produto ou serviço se você não sabe a satisfação dos colaboradores e clientes ao consumí-los, afinal, é necessário saber o que eles pensam, até porque, ter um feedback sobre o que você está produzindo sempre é muito bom.


Por isso, seja para utilizar na melhoria de cobertura de vidro ou outro serviço que a sua empresa ofereça, invista em pesquisas de satisfação com os colaboradores, tentando entender o que, na opinião deles, a organização precisa para ser melhor.


Depois de coletar esses dados, você também pode perguntar aos seus seguidores nas redes sociais quais os tipos de produtos, postagens ou temas que eles acreditam que o seu negócio deve abordar. Com essas informações, você terá um norte para se guiar.


Comunicação deve ser efetiva

Quanto melhor for a comunicação e integração entre as diversas áreas e setores da empresa, melhor serão seus produtos e serviços e, consequentemente, melhor será o engajamento dos seus funcionários com o ideal do negócio.


Não apenas isso, mas quanto melhor for o engajamento dos seus colaboradores, melhor será a qualidade do que você comercializa para o mercado, seja uma indústria de cosméticos ou de serviços de instalação de poço artesiano.


Não existe marketing melhor que promova engajamento do que um produto de qualidade, afinal, se o que é comercializado é bom, é muito mais fácil de criar engajamento, tanto por parte dos funcionários quanto do público.


Saiba divulgar o produto

Para que o engajamento seja bem-feito, é necessário utilizar de estratégias e práticas específicas dependendo de onde você aplicará. A equipe que trabalha com o marketing do produto pode ser essencial para utilizar as redes sociais e fazer com que conheçam seu trabalho.


Com isso, invista fortemente no marketing para que divulguem ao máximo o que está sendo comercializado, dessa forma, mais pessoas te conhecerão, o que aumentará a chance de conversão e engajamento de novos seguidores e leads.


Lembre-se que não importa o quão bom é um produto, de nada adianta se não souberem da existência dele no mercado.


Utilize as suas redes sociais

Seja para promover o seu sistema para restaurante ou serviços logísticos, a grande maioria das pessoas está nas redes sociais, e elas são o epicentro de quase tudo que acontece, deixando de ser apenas uma ferramenta de entretenimento.


Sendo assim, utilize-as como forma de promover o seu trabalho com postagens com uma boa periodicidade e fazendo um excelente desenvolvimento de marketing de conteúdo, chamando cada vez mais pessoas para a sua empresa.


As pessoas passam boa parte do tempo acessando as redes sociais e, com a possibilidade de compartilhamento e curtidas, fica muito mais fácil atingir um número grande de pessoas que se interesse e gere engajamento.


Conheça as vantagens do engajamento

Seja para melhorar as vendas do seu carpete em placas ou produtos cosméticos, nenhuma empresa investiria em estratégias de engajamento se elas não trouxessem algum tipo de benefício, sejam eles retorno financeiro, expansão da marca ou otimização de tempo.


Sendo assim, confira agora algumas das vantagens de investir nesse tipo de estratégia. Lembre-se, esses pontos valem para todas as empresas:


01 - Maior alcance da marca

Conforme mencionado durante boa parte do texto, quanto maior o alcance da sua marca, maior a possibilidade de novas pessoas se interessarem pelos seus produtos e serviços, e começarem a gerar engajamento.


O importante aqui é realizar um bom desenvolvimento de campanhas de marketing para que as pessoas se sintam instigadas a compartilhar dos ideais e princípios da empresa, fazendo com que acompanhem cada postagem sua apenas por gostarem do que você faz.


E claro, as redes sociais são essenciais para isso, mas você também pode utilizar de sites e blogs como ferramenta, além de produzir conteúdo para o Youtube.


02 - Resultados melhores

Tanto o engajamento da sua equipe quanto dos seguidores é importante, mas independentemente de qual for, é muito mais fácil que ambos criem um vínculo com a empresa bem mais forte.


Com isso, os resultados normalmente são melhores do que se espera, já que engajamento, mesmo com boas ferramentas de insight, é algo bastante espontâneo e bem difícil de prever, podendo superar as suas expectativas.


03 - Lucro maior

Provavelmente essa é a vantagem que toda empresa busca, a de aumentar os lucros baseado em seus produtos e serviços com um marketing espontâneo de seus seguidores, além de claro, o capital que é obtido pelo negócio.


E, assim como a matemática, quanto mais pessoas estiverem engajadas com o seu negócio, mais leads você atrairá. Assim, com mais leads, maior é a chance de convertê-los em clientes e ter um lucro maior.


Considerações finais

O texto de hoje abordou e se aprofundou em como o engajamento é importante para a sua empresa, mostrando alguns elementos essenciais para gerar um maior engajamento, além de dicas e vantagens sobre o porquê investir nesse tipo de estratégia.


Claro que muito dependerá do tipo de empresa em que se está trabalhando, qual o foco, objetivos, metas, forma de trabalhar e negociar, métodos de gestão, entre inúmeras outras variáveis, mas busque explorar o que o seu negócio tem de melhor.


Ao explorar os seus pontos fortes, você cria um grande diferencial, porém, atente-se em melhorar os que ainda não são tão bons assim, tornando-se uma empresa mais competitiva.


De forma simples e direta, adapte as informações disponibilizadas para a realidade do seu negócio, utilizando o engajamento como uma ferramenta bastante poderosa e conseguindo atingir seus objetivos no ramo de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

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