• Bruna Giangrande

Home Office: Facilidades e Desafios

Home office é uma alternativa de modo de trabalho que vem ganhando força nos últimos anos e que se intensificou com a pandemia.


Em março de 2020 surgiram os primeiros casos do Novo Coronavírus no Brasil. A já declarada pandemia fez com que as empresas se adaptassem ao novo jeito de trabalhar, colocaram seus colaboradores em home office ou adaptaram o ambiente para que eles ficassem seguros.


Se adaptar a um novo local de trabalho e uma nova rotina nem sempre é fácil, requer muita organização e disciplina para manter tudo em ordem. Montar um escritório em casa tem suas dificuldades, muitas vezes o colaborador não tem um espaço viável para trabalhar, uma cadeira confortável ou silêncio. Então, será que o home office é vantajoso ou desvantajoso? Vamos conferir abaixo.


Vantagens


Aproximação com a família

Apesar da rotina de trabalho, a presença em casa traz uma maior aproximação com a família, isso é um ponto positivo principalmente quando se tem filhos.


Comodidade

Sem a necessidade de enfrentar horas no trânsito ou usar o transporte público, que muitas vezes é caótico no horário de pico, a comodidade de estar em casa reduz o nível de estresse.


Qualidade de vida

O tempo antes gasto em deslocamento pode ser utilizado para outras atividades, como lazer, momentos com a família, exercícios físicos, estudo, entre outras. Além disso, o colaborador que trabalha de casa consegue manter suas refeições mais equilibradas. A qualidade de vida influencia na produtividade e eficiência do colaborador.

Redução de custos

O profissional que trabalha em casa não gasta com transporte como gasolina e/ou manutenção do carro, ou tarifa de transporte público. Muitas vezes fazer as refeições fora de casa traz gastos extras e, estando em sua residência, consegue economizar nisso também. A compra de roupas para usar no trabalho é um item importante quando a apresentação é fundamental, mas no home office o gasto com roupas diminui, já que nem sempre os outros vão te ver.


Flexibilidade

Durante nosso dia a dia surgem imprevistos e quando estamos em home office a flexibilidade de horário é um ponto positivo.


Desvantagens

Distrações

Apesar do conforto do seu lar pode-se ter muitas distrações como barulhos, eletrônicos (televisão/celular), e outras tarefas não relacionadas ao trabalho. Essas podem trazer improdutividade e a não eficiência.


Falta de privacidade

Muitos que já trabalharam em casa sabem que a falta de privacidade atrapalha nas atividades diárias. Pessoas passando, limpando ou falando podem causar transtorno quando se está em uma reunião ou precisa de concentração.


Comunicação

Quando o trabalho é presencial, a comunicação é muito mais rápida do que feita pelo computador, tanto com os colegas de trabalho quanto com os clientes.


Excesso de trabalho

Viver no mesmo espaço em que se trabalha pode fazer com que muitas pessoas não saibam dividir o tempo de trabalho com o tempo de descanso, aumentando a carga horária de trabalho e às vezes, os dias de trabalho.


Infraestrutura

Falta de ambientes confortáveis, internet lenta e equipamentos em condições precárias podem impactar no trabalho dos profissionais que atuam em casa.


Isolamento social

O convívio com os colegas, a hora do café, o bate papo no almoço, também fazem parte do trabalho. Em tempos de pandemia manter o isolamento social é essencial, mas pode acarretar muitos problemas sociais nas pessoas, como o individualismo, e os problemas psicológicos.


Depoimentos de profissionais

“A troca de ideia pelo meio digital não é igual a presencial.” (Luiz Eduardo Jahic – Advogado)


“Precisei adaptar o ambiente de casa para poder me organizar da mesma forma que fazia no escritório” (Diego Mera – Analista e Desenvolvedor)


“Contato com cliente presencial que agora precisa ser online, mas precisa ter o mesmo nível de ‘contato’ que o presencial, para o cliente se sentir acolhido” (Brenno Vilarim – Analista e Desenvolvedor)


Home office tem uma vantagem, se vestir de maneira mais confortável.” (Vinícius Cestari – Eng. de Software)


Quer melhorar a comunicação interna da sua empresa no home office? Nós da Digte temos a solução, com a ferramenta do Intranet by Digte você pode centralizar todas as informações em um só lugar e manter a comunicação de forma mais eficiente com seus colaboradores. Acesse aqui para mais informações.


Quer conferir como nós da Digte nos adaptamos ao home office? Clique aqui e veja o artigo.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo