• Brenno Vilarim

Implementando a cultura do home office

O modelo de trabalho home office tem ganhado força no Brasil cada vez mais. Em 2014 a pesquisa do Top Employers Institute, chegou à conclusão que 14% das empresas brasileiras certificadas apenas naquele ano, têm programas formais de home office, já em 2020, de acordo com o mesmo instituto, metade das 44 empresas brasileiras certificadas apenas este ano já possuem programas formais de home office, aumentando para 50%.

Outra pesquisa da Catho revelou que 25% dos entrevistados trabalham em casa pelo menos uma vez por semana.

Choque cultural inesperado

Diante dos casos de COVID-19 confirmados e suspeitos, a recomendação dos órgãos governamentais e de saúde é evitar aglomerações, diminuindo as chances de contágio, o que levou muitas empresas a impulsionar o uso de home office.

Percebe-se pelos números que muitas empresas já utilizavam esse método, mas agora, muitas empresas que ainda não utilizavam ou não aplicavam em sua totalidade parte da cultura foram obrigadas a mudar como medida paliativa ao problema e para que continuassem firmes.

Essas mudanças causaram um choque cultural, pois diversos pontos são alterados ao utilizar o home office e hoje vamos compartilhar com vocês o que a Digte fez para implantar a cultura do home office 100% no nosso dia a dia.

Implementando a cultura do home office na Digte

Antes de iniciarmos o home office tivemos uma reunião com o CEO, Denis Eloterio. Essa reunião foi necessária para fazermos um alinhamento do que estava planejado e como seguiríamos a partir daquele momento.

Uma ferramenta que intensificamos a utilização durante o home office foi o "whereby", um site de vídeo conferência online e simples muito indicado para calls.

Pensando nessas e outras alterações, conversamos com alguns colaboradores para saber como eles se sentiram, como estão nesse período e como se adaptaram.

"No início tive um certo trabalho com questões de infraestrutura em casa, foi uma mudança de mindset para mim e para a minha família principalmente para entenderem que apesar de eu estar em casa, estava em horário de trabalho. Manter a comunicação também foi uma dificuldade no início, mas através das ferramentas e das mudanças de gestão da equipe, consegui me adaptar." Diego, Desenvolvedor.


Essa mudança na gestão comentada pelo Diego também inclui uma outra implementação de uma reunião diária baseada em alguns conceitos do daily da metodologia ágil. A ideia dessa reunião é durar cerca de 30 minutos e que todos os integrantes do time exponham de uma forma breve o que fizeram, quais as atividades previstas para o futuro e o que não fizeram revelando possíveis empecilhos que podem ou não ser resolvidos naquele exato momento através de alguma decisão.

"Nunca fiz home office e no começo foi muito estranho. Sair de um ambiente corporativo para um ambiente casual, porém fazendo as mesmas funções trouxe uma sensação de confusão mental. Foi uma grande mudança cultural para mim. Não tive nenhuma estratégia para me adaptar, na realidade, foi uma mudança de mindset para gerenciar melhor meu tempo e entender que apesar de estar em casa, estou comprometida com meu trabalho, os horários e os devidos afazeres para o meu bem e ao bem da empresa." - Jennifer, Designer gráfico.

"Eu já havia experimentado o home office, já fiz alguns dias, uma vez ou outra, porém, passar por isso todos os dias é algo totalmente diferente. No início eu senti falta da dinâmica, onde eu poderia simplesmente falar com algum colega de forma rápida e agora, aderimos ferramentas para facilitar esta questão. A primeira coisa que fiz para me adaptar foi investir para criar um ambiente confortável e reservado para o home office e aderir um novo estilo de auto gerenciamento para as minhas atividades." - Leonardo, Desenvolvedor.

Como vimos até o momento, fazer home office e manter a comunicação fluída é um desafio atualmente, podendo ser uma faca de dois gumes, mas aderindo as ferramentas certas, realizando mudanças de mindset e mudando a forma como a gestão é realizada, podemos ter um método de transformar o home office num momento muito mais produtivo.

A solução: Portal colaborativo


Já que te ajudamos contando nossa experiência até aqui, não poderíamos deixar de convidá-lo a conhecer a melhor plataforma de digital workplace do Brasil, que pode ser utilizada como portal colaborativo com o objetivo de intensificar a comunicação interna e unir os colaboradores onde quer que eles estejam. Clique aqui e saiba mais ou entre em contato conosco através do e-mail contato@digte.com.br.

109 visualizações
PARCEIROS

ENCONTRE A SOLUÇÃO DA SUA EMPRESA NA DIGTE!

logo-menor.png
Selo Store_Partner.png
selo_IDEXO_preto.png

*fluig marca de propriedade da empresa TOTVS S.A.

(www.totvs.com)

© 2019 por Digte.com.br