Como identificamos uma bebida do Starbucks? Além do clássico logo verde, também vemos o nome da pessoa no copo.
Se eu te perguntar qual banco seria o "roxinho", você se lembraria? Claro, se trata do Nubank.
As cores, fontes e o logo são alguns, entre muitos outros elementos que formam a identidade visual do Nubank, do Starbucks e de muitas outras empresas. Ter uma identidade visual bem definida faz com que a empresa tenha maior visibilidade, reconhecimento e destaque, não só para o público, mas para funcionários, ou seja, as pessoas que fazem parte da história dessas empresas.
Também é muito importante aplicar a identidade visual internamente nos sistemas, como por exemplo uma intranet ou rede social corporativa, mas antes, precisamos entender a diferença entre identidade visual e branding.
Identidade visual x Branding
"Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço", basicamente, tudo que vemos e fazem pensar diretamente na marca: tipografia, ícones, cores, logos, etc. A identidade visual faz parte do branding, que vai muito além em coisas mais específicas, como o linguajar na escrita, sendo um conjunto de itens que moldam a personalidade da marca.
Qual a importância da identidade visual para uma intranet?
Implementar uma intranet ou uma rede social corporativa significa implantar um sistema útil em diversos sentidos, entre eles podemos citar processos, comunicação interna, gestão de documentos e muito mais, porém, ter uma ferramenta que centraliza tudo isso, acaba tornando um sistema robusto e que precisa de uma organização para facilitar a utilização no dia a dia dos colaboradores.
A identidade visual e o branding ajudarão a deixar a intranet mais intuitiva para utilização, um lugar mais seguro, útil e adequado.
Além de mudar as cores, logos e ícones da intranet, publique notícias, vídeos, crie comunidades de interação entre os departamentos e o resultado disso pode te surpreender.
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