• Bruna Giangrande

Novo Normal da Comunicação

Comunicação deriva do termo em latim “communicare”, que significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”. É através dela que os seres humanos partilham diferentes informações entre si, sendo o ato de comunicar um ato essencial para a vida social.


No meu último artigo eu escrevi sobre as facilidades e os desafios no home office, e uma das desvantagens descritas pelas pessoas que eu entrevistei foi a comunicação prejudicada durante a pandemia, tanto profissionalmente quanto socialmente.


Ter uma comunicação eficaz na organização é fundamental para que os objetivos e as metas organizacionais sejam atingidos. Uma má comunicação pode trazer algumas desvantagens para as empresas, problemas de convivência é uma delas. Se os integrantes de uma equipe não conseguem se comunicar de forma efetiva, o trabalho e a resolução de problemas pode ser prejudicado, isso pode levar à falta de produtividade e, consequentemente, uma piora no desempenho do colaborador e inconsistência nos projetos.


O diálogo que antes era feito no escritório, cara a cara e forma mais eficiente, hoje é feito por meio de softwares de comunicação como Teams, Google Meetings, Zoom, entre outros. Com o novo normal, a nossa forma de se comunicar se tornou totalmente virtual e com isso a comunicação, muitas vezes pode ser falha e/ou demorada.


Apesar das dificuldades da comunicabilidade há uma vantagem, poder se comunicar com pessoas de diversas localidades e a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocar.


Ter uma boa escuta ativa pode te ajudar. Isso significa realizar uma conversa que seja eficiente, em que a pessoa destinatária se dedique em entender e interpretar a mensagem. Porém com muitas distrações e constantes notificações, é difícil manter a atenção em um determinado assunto. Por meio dessa técnica é possível evitar que as mensagens cheguem em pedaços para quem recebe, impedindo que sua interpretação seja feita de forma errada.


Para trabalhar a assertividade, forma de se posicionar comportamentalmente frente às pessoas, deve-se fazer uma análise profunda antes de estabelecer um canal de comunicação. Identificar os pontos que devem ser trabalhados naquele diálogo como por exemplo sua postura em uma reunião de negócios.


Feedbacks são fundamentais para garantir qualquer evolução no desempenho de um colaborador. Saber como passar um feedback, seja positivo ou negativo, assim como receber, fazem parte de uma boa comunicação.



Mas como melhorar a comunicação da empresa?

Nos tempos de pandemia a comunicação tem sido um ponto chave para muitas empresas e nesse momento estas vem repensando todas as estratégias de comunicação (externa e interna). A comunicação interna se tornou peça essencial, afinal são os funcionários que fazem o negócio funcionar. Ter uma área interna bem estruturada, mantém todos os funcionários informados e engajados, dando voz à eles, e fortalecendo a cultura da organização.

Mas para que haja uma boa conversação interna as equipes de Relações Humanas, Comunicação e Inovação devem andar juntas. E o primeiro passo desse trabalho é traçar um plano de comunicação interna que faça com que a informação circule de forma clara e transparente.

O Intranet by Digte é a solução para acelerar seu projeto de intranet e transformar a comunicação interna na sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato em contato@digte.com.br ou +55 (11) 99962-1029. Esperamos você!

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