• Brenno Vilarim

O que é intranet e porque implementar uma


A intranet é uma rede interna, restrita e fechada a membros de um grupo ou colaboradores de uma empresa. Pode se dizer que é uma ferramenta que auxilia a comunicação Interna, integrando todos os colaboradores em um só lugar. E muito importante o uso de uma intranet para troca de informação, chat, fóruns, sistemas de gerenciamento de sites, serviços online e muito mais.

Caso uma intranet esteja conectada à internet e seja possível acessar fora da empresa, ela se toma uma extranet, mas basicamente, o que muda entre elas é o modo de uso.

Agora que você já sabe o que é intranet, você precisa saber as vantagens, para te ajudar nessa decisão, listamos abaixo alguns motivos e vantagens ao implementar uma Intranet.

1. A intranet contribui com a sustentabilidade

Este é um dos principais fatores, com todos os documentos e processos centralizados na Intranet, uma grande economia é gerada. Ainda que os documentos ainda sejam Impressos, não é necessário gerar relatórios e documentos sempre que atualizar, afinal, tudo está na plataforma, isso gera redução de custos com papel e cartuchos/toners de tinta para Impressora, sendo limitado de acordo com a necessidade e demanda do usuário final, além de trabalhar a sustentabilidade ambiental e ecológica no ambiente corporativo.

2. Segurança

Por ser uma rede interna, restrita e fechada, uma intranet é um ambiente seguro, mesmo que pessoas de fora tenham acesso ao link, não seria possível acessar ou não teriam login e senha para o mesmo.

3. Atendimento rápido

Antigamente, o colaborador tinha que solicitar algo ao supervisor via ramal, e-mail ou pessoalmente, o que acaba burocratizando e gerando uma lentidão maior. As informações armazenadas na intranet sempre estarão lá, isso resulta em processos e consultas ágeis, além de evitar possíveis erros.

4. Acesso global a intranet

O conhecimento armazenado na Intranet pode ser acessado de qualquer rede TCP/IP no mundo, basta estar conectado à Internet, ou seja, qualquer colaborador no Brasil tem acesso a dados que antes não era possível, por serem um material físico. Também facilita a logística de pedidos, solicitações ou processos, justamente por interligar diferentes departamentos.

5. A intranet como ferramenta de comunicação interna

Além de gráficos, documentos e processos, uma Intranet pode ser muito rica em recursos visuais, os times de design, marketing e comunicação em geral, com certeza ficarão felizes em trabalhar na comunicação interna compartilhando projetos, fotos, vídeos, notícias, etc.

6. Redução de e-mails

Com todos os pontos positivos citados, a intranet como ferramenta de comunicação Interna também contribui com a redução de e-mails, não sena necessário mandar tantos e-mails como antes, facilitando a vida de muitas áreas, como RH e Financeiro.

Se você ainda não tem uma plataforma para criar uma intranet dinamicamente, conheça mais sobre o fluig e encontre aqui 5 Motivos para você se apaixonar pelo fluig. No próximo artigo Iremos abordar como criar uma intranet, fique de olho no nosso instagram e se você quiser marcar uma apresentação, fale conosco no e-mail

contato@digte.com.br.

#Intranet #Oqueéintranet #Sustentabilidade #Segurança #Atendimento #Acessoglobal #Comunicaçãointerna #fluig #digte #fluigStore #fluigStore

0 visualização
PARCEIROS

ENCONTRE A SOLUÇÃO DA SUA EMPRESA NA DIGTE!

logo-fundo.png
Selo Store_Partner.png
selo_IDEXO_preto.png

*fluig marca de propriedade da empresa TOTVS S.A.

(www.totvs.com)

© 2019 por Digte.com.br