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Ferramentas da comunicação interna

Para que uma companhia conte com uma boa relação de funcionários, preparados para executar todas as tarefas necessárias para o progresso da empresa, é preciso também ter um sistema que dê apoio a esse público, como um sistema de comunicação interna.


Pois da mesma forma que uma companhia deve olhar para o seu público-alvo, de forma a desenvolver as melhores estratégias de marketing, voltadas às necessidades apresentadas por esses clientes, é preciso também ter atenção ao seu público interno.


Afinal, são justamente esses funcionários os ativos que serão responsáveis por colocar em prática todo o tipo de valor que essa empresa costuma se vangloriar em suas apresentações para o público e para os seus investidores.


Até porque um ruído de comunicação nesse sentido pode prejudicar todo o trabalho realizado por uma assessoria contábil em São Paulo, que se destaca justamente por seguir exatamente o tipo de prática que costuma divulgar em seus anúncios.


Diferente de boa parte dos seus concorrentes, que acabam por ganhar uma reputação negativa no mercado ao não cumprirem com o tipo de serviço que eles se propõem a cumprir, trazendo danos assim ao futuro desses empreendimentos.


E um dos tópicos necessários a se ter atenção, de forma a garantir que a sua companhia junto aos seus colaboradores, consiga alcançar os resultados almejados, é a partir dos serviços de comunicação.


Por isso, é importante que as marcas façam uma boa divulgação dos seus produtos e serviços além de abrir uma linha de contato com o seu público, através dos canais de atendimento, mas é necessário também que esses canais estejam direcionados ao público interno.


Permitindo, entre outras coisas, que o funcionário de uma empresa que realiza tratamento de efluentes líquidos para o setor industrial, por exemplo, consiga apresentar propostas de trabalho aos seus superiores, que possam melhorar o serviço realizado nesta companhia.


Trazendo assim benefícios aos clientes, aos administradores dessa companhia e aos próprios funcionários que atuam em tais empreendimentos.


Como funciona um canal de comunicação interna?



Um canal de comunicação interna utiliza as mesmas ferramentas usadas no serviço de diálogo entre as empresas e o seu público consumidor, como dispositivos eletrônicos, por meio de canais de comunicação direta ou de amplo alcance, para todos os funcionários.


De fato, a maior diferença está justamente no nível dessa comunicação, que se direciona a um coletivo muito mais selecionado, no que se refere aos funcionários de uma companhia, por meio de um diálogo segmentado, para cada time ao qual esse contato é realizado.


Por meio dele é repassado informações importantes para o dia a dia de uma empresa, lidando com questões técnicas, voltadas aos serviços realizados pelos funcionários de cada setor, mas abrangendo também temas mais amplos, como o cardápio semanal da cantina.


Entre os canais internos de comunicação mais populares se destacam alguns, como:


  • Jornais internos;

  • Revistas periódicas;

  • Redes sociais;

  • Sites;

  • Blogs;

  • Disparo de e-mails.


Além de muitos outros serviços, até mesmo um simples mas prático mural de recados. Todos podem ser usados, por exemplo, para informar aos funcionários de uma fábrica que a esteira de movimentação de materiais estará em manutenção nos próximos dias.


Algo que deve impactar na rotina dos colaboradores internos, que terão de adaptar os seus métodos de trabalho, até a implementação do novo modelo do equipamento citado.


E é por situações assim que o sistema de comunicação interna se mostra tão relevante na administração de uma companhia, permitindo assim uma melhor administração das atividades ali realizadas, através de uma comunicação fortalecida com o núcleo interno.


A importância desse sistema às empresas


Da mesma forma que um ruído de comunicação pode prejudicar a relação da empresa com os seus clientes, o mesmo pode acontecer no cenário interno desta companhia, com um rumor podendo ser o causador de uma série de problemas nessa empresa.


Para se evitar isso é importante disponibilizar aos seus funcionários um canal claro de comunicação entre eles, da mesma forma como funciona um controle de acesso portaria, que identifica o perfil do colaborador antes de liberar sua entrada.


Um sistema de comunicação interna também deve identificar as particularidades desse público, oferecendo inclusive um serviço conhecido como compliance, no qual esses funcionários podem comunicar casos que envolvam a sua relação na empresa.


De forma a garantir a preservação de um ambiente saudável para os que atuam nas dependências de uma companhia, garantindo até mesmo que o trabalho ali realizado seja de maior qualidade diante o bom clima empresarial.


Com os sistemas de comunicação se destacando como algo de tamanha importância para uma empresa, se mostra necessário conhecer a fundo as ferramentas que podem ser utilizadas nesse tipo de serviço, escolhendo a que mais se adequa ao seu público interno.


As principais ferramentas de comunicação interna


Para colocar uma câmera residencial usada, esse indivíduo precisa utilizar dos canais de comunicação que melhor realizam esse serviço de anúncio, como plataformas de vendas voltadas a produtos de segunda mão.


Antigamente, era preciso recorrer aos classificados de um jornal, enquanto hoje se destacam nesse sentido às ferramentas digitais, que entre outras questões, aproximam cada vez mais os clientes das empresas às quais ele faz negócios.


E da mesma forma com que os canais de comunicação externos evoluíram, junto às novas tecnologias, o mesmo ocorreu com o sistema de comunicação interna, que age como uma plataforma de conexão entre os funcionários de um empreendimento e seus gestores.


Sendo assim, para que uma empresa consiga se conectar com os seus funcionários da mesma forma como que comunica com o seu público externo, é preciso estar atento a todas as tecnologias associadas a isso disponíveis no mercado, começando pela:


Intranet


Por mais que muitos já estejam familiarizados com o conceito de internet, poucos param para refletir sobre o que consiste de fato essa tecnologia, que foi inventada durante o período de guerras, como um propósito de otimizar a comunicação entre as tropas.


Mesmo o acesso à internet que hoje é essencial para o funcionamento de uma portaria remota a distancia, conectando diferentes computadores por meio de uma rede aberta, que pode ser acessada pelos mais diversos usuários, com diferentes objetivos.


A intranet funciona de forma similar, porém ela se encontra em um ambiente mais controlado, conectando apenas os computadores da empresa, com um sistema de acesso que conecta apenas os diferentes setores da empresa entre si.


Redes sociais corporativas


As redes sociais de método corporativo não se diferenciam muito das redes sociais tradicionais, com a maior diferença sendo o público ali presente, voltada apenas para o perfil empresarial dos funcionários de uma companhia.


Com a possibilidade de criar grupos de trabalho, as companhias podem usar essas redes de forma a facilitar o contato entre os participantes de um projeto, compartilhando entre si dados e informações referentes ao tal projeto.


Mural de recados


Objeto clássico das firmas empresariais, o mural de recados permanece até hoje como uma ferramenta de importância na comunicação interna, continuado a ser usada por causa dos conceitos simples de comunicação a ele conectados.


Nesse mural é possível colocar avisos sobre a organização da festa de final de ano, avisos de reunião, lembretes de normas que precisam ser seguidas, além de alguns benefícios que podem estar sendo oferecidos, como descontos em uma venda de mudas ornamentais.


Caixas de sugestões


Por mais que a comunicação aberta seja de grande importância para uma empresa, é necessário também oferecer canais privados, para que os funcionários possam levantar questões, positivas ou negativas, sem sofrer consequências por isso.


Uma caixa de sugestões consegue resolver esse problema, através do mesmo sistema de privacidade utilizado entre lojas comerciais.


E-mail corporativo


O serviço de e-mail é outro método de comunicação importante no mercado empresarial, contudo, é preciso contar com um sistema próprio nesse sentido, oferecendo aos seus funcionários um e-mail corporativo, no qual seja possível uma troca segura de mensagens.


Para que uma empresa voltada aos serviços de impressão em 3D consiga repassar aos seus colaboradores internos informativos com informações exclusivas da companhia, como o modelo de filamento pla a ser contratado dos fornecedores.


Aplicativos para celular


Por último vale destacar a relevância que os aparelhos móveis ganharam nos últimos anos, tornando-se ferramentas essenciais de trabalho, podendo também ser utilizados no processo de comunicação interna, através de aplicativos especialmente desenvolvidos.


Que só podem ser acessados através de um cadastramento no sistema interno da empresa. Podendo trazer informações sobre o que ocorre na empresa, além da escala semanal de trabalho em uma fábrica.


Portanto, todos esses canais têm sua importância específica no que se refere a administração de um negócio, voltando a sua atenção ao seu público interno, sendo algo de grande importância para o progresso da sua companhia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

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