top of page
  • Digte News

Saúde mental: o impacto que causa na vida do seu colaborador

A saúde mental é uma das maiores preocupações da atualidade em referência ao ambiente profissional. Até pouco tempo atrás, a preocupação para o trabalho era a condição física do colaborador, mas recentemente esse quadro tem mudado.


Isso porque a saúde mental tem sido muito mais debatida e tem ganhado uma visibilidade muito maior, uma vez que também é parte essencial da integridade do ser humano.


A OMS (Organização Mundial da Saúde) vem intensificando diálogos acerca desse tipo de condição. Em pesquisas recentes no mercado, descobriu-se que uma em cada quatro pessoas no mundo tem algum quadro de doença neuropsicológica.


Por conta disso, o impacto que o trabalho de uma fábrica de caixa de papelão impressa gera na saúde mental de seus colaboradores tem sido uma constante preocupação.


Um ambiente de trabalho que seja negativo e opressor pode muitas vezes gerar uma série de problemas e desgastes ao colaborador. Esse tipo de situação também não é imediata, sendo normalmente um quadro que vai se agravando com repetidas situações.


Entre os principais quadros relacionados a prática laboral, podemos destacar:

  • Depressão e ansiedade;

  • Uso abusivo de álcool ou entorpecentes;

  • Estresse e desgaste emocional;

  • Desmotivação e apatia.

Existem ainda muitos outros quadros, que normalmente se originam depois de um certo tempo e cuja situação pode ser identificada e tratada antes de se tornar um caso mais grave, onde normalmente o profissional de um curso técnico à distância acaba sendo afastado por conta dessas situações.


Entendendo a saúde mental


O termo saúde mental, embora seja novo no ambiente corporativo, sempre esteve vinculado à medicina e ao bem-estar das pessoas.


Em sua essência, a saúde mental é a qualidade de vida que uma pessoa possui em relação ao seu próprio psicológico e emocional.


Isso significa que uma pessoa com boa saúde mental é capaz de administrar diversas situações em seu dia a dia, sejam estas situações positivas ou não, e possuem um controle emocional forte o suficiente para lidar com as situações sem causar prejuízo a si ou a outras pessoas.


Nos últimos anos, houve um grande crescimento nos casos de depressão, estresse e ansiedade, principalmente relacionados ao processo de trabalho.


Isso é um reflexo de cobranças abusivas, formas de tratamento opressoras e outros mecanismos que eram comuns até pouco tempo atrás. Esse tipo de pensamento era comum no mercado, a busca pelo lucro custe o que custar.


Entretanto, as consequências desse tipo de ação e dos distúrbios associados a esse tipo de trabalho são muito graves, e constantemente impactam não só a pessoa sofrendo com o mal, mas todos os próximos a ela e a sociedade como um todo.


Por conta disso, muitas empresas de locação de impressora multifuncional têm se conscientizado e buscado uma forma de trabalhar que não tenha um impacto nocivo na saúde mental de seus colaboradores, pensando em estratégias que ainda permitam manter a busca pelo lucro, mas com sustentabilidade.


O impacto do trabalho na saúde mental


Entender as origens dos problemas que seus colaboradores podem estar passando exige uma autocrítica e uma reflexão muito grande, para que você consiga trabalhar com qualidade e efetividade, garantindo assim uma estrutura mais qualificada para trabalhar.


Isso significa que você precisa entender o que está acontecendo em sua empresa que cause esse tipo de situação, seja através de um ambiente muito competitivo, que desgasta emocionalmente seus colaboradores, ou uma rotina excessiva, que os desgasta.


Além disso, é importante identificar a estrutura de poder de sua empresa de sistema gravação de ligações ou de outro segmento.


Alguns gestores ainda têm o pensamento antigo, e acabam se tornando uma liderança tóxica em sua companhia, que é despreparada para lidar com seus colaboradores.


Esse tipo de perfil muitas vezes trabalha em cima de ameaças e ofensas, além de praticar assédio moral constantemente e, em casos piores, assédio sexual. Esse tipo de profissional não tem mais espaço em uma companhia que se leve a sério.


Por isso, é importante você pensar em como trabalhar com jornadas de trabalho mais flexíveis, incentivos organizacionais e outras ações para garantir mais sucesso em sua jornada.


Dessa maneira, você consegue reter seus colaboradores de sua fábrica de cadeira de escritório de secretaria e manter a saúde mental deles em ordem.


As empresas que têm esse tipo de preocupação acabam por descobrir que um colaborador com um bom quadro de saúde mental se sente muito mais motivado e inspirado no trabalho, produzindo de forma mais efetiva e muitas vezes gerando resultados ainda melhores para a empresa.


Um profissional costuma passar de seis a oito horas dentro da companhia, e por isso o impacto do relacionamento dele nesse ambiente de trabalho é muito importante para seu quadro de saúde mental.


E os impactos para a empresa?


Engana-se quem pensa que os impactos de problemas na saúde mental de seus colaboradores impactam apenas a pessoa afetada pelo quadro. O impacto na empresa é bastante negativo, tanto em questão de processo quanto financeiramente.


O primeiro impacto que uma empresa de consultoria de preventiva de multas pode sentir é justamente o financeiro.


Isso porque, independente do tipo de operação que sua empresa faça, a força de trabalho que está passando por dificuldades acabará faltando mais vezes no serviço.

Isso significa uma perda considerável de sua força de trabalho, o que diminui a produtividade e por consequência o lucro que a empresa recebe.

Além disso, a pessoa com algum tipo de problema acaba ficando mais instável, rendendo pouco, mesmo quando comparece ao trabalho.


Os custos com plano de saúde também podem aumentar consideravelmente, já que seu colaborador frequentará mais vezes hospitais e médicos especialistas, o que pode vir a se tornar cada vez mais frequente.


Em alguns casos, o profissional de soluções audiovisuais precisa ser mudado de posição, passando por uma mudança em suas atividades e na função que exerce na empresa.


Isso significa que você precisará oferecer treinamentos tanto para o profissional em questão quanto para aquele que irá substituí-lo. Esse tipo de ação acaba gerando um investimento não planejado com treinamentos e com o desenvolvimento de seus colaboradores.


Esse tipo de custo pode ser aplicado de maneira mais eficiente se você conseguir lidar com estes problemas de maneira mais adequada, evitando complicações a longo prazo desse tipo de situação.


Isso significa que, quanto mais você conseguir aplicar suas ações, mais adequado será o serviço para seus colaboradores, que conseguirão lidar de forma mais adequada com qualquer situação que estejam passando.


No caso do turnover, que é quando o funcionário não aguenta a pressão do trabalho e acaba saindo da empresa, isso gera um problema ainda maior.


Além de você ter de arcar com os custos da saída do profissional, também precisará lidar com processos seletivos, capacitação de um novo profissional, todas as questões burocráticas de uma nova contratação, entre outros elementos que podem fazer a diferença para uma empresa.



O que fazer para promover a saúde mental?

Para obter resultados mais expressivos com seus colaboradores, é preciso ir além de entender as necessidades de trabalhar a saúde mental para eles, e criar ações afirmativas que ajudem a prevenir esse tipo de situação.


Algumas empresas de terceirização e folha de pagamento criam programas de treinamento e desenvolvimento com palestras, workshops e seminários com profissionais, para conscientizar a equipe da importância de lidar com esse tipo de situação.


Além disso, ferramentas como ginástica laboral, yoga e outras atividades de relaxamento tiram um pouco do peso do período de trabalho, ajudando os colaboradores a lidarem melhor com as situações e se integrarem melhor ao conteúdo que a empresa busca apresentar.


Tratar seus profissionais com o cuidado devido é um processo muito importante para que sua empresa consiga conquistar qualidade e efetividade em suas ações, garantindo assim uma estrutura mais qualificada para o trabalho.


Além disso, quando uma empresa começa a trabalhar com estas ações, ela demonstra interesse na saúde de seus colaboradores, uma prova da valorização dos profissionais e de sua importância para a companhia como um todo.


Por conta disso, muitas empresas acabam investindo nesse tipo de ação e conquistam um posicionamento melhor no mercado de trabalho, uma vez que os colaboradores estarão preparados para lidar com os objetivos e metas da empresa de forma mais adequada.


Considerações finais


A saúde mental é um processo muito importante para a atualidade, e as empresas precisam entender a gravidade de problemas relacionados a essa área para não terem problemas com o quadro de funcionários depois.


Ao identificar ações que possam ser prejudiciais para seus funcionários, o perfil correto da empresa deve ser buscar soluções e trabalhar ativamente para conseguir um quadro mais adequado para esse tipo de trabalho.


Dessa forma, você consegue se estruturar mais adequadamente para lidar com esta situação, criando ferramentas de trabalho para apresentar uma qualidade de vida melhor para seus colaboradores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento

121 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page