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Como construir um cronograma de conteúdo para a intranet?

No momento de construir um cronograma de conteúdo pode surgir algumas dúvidas, como: "Por onde devo começar?", "Como definir os temas a serem abordados?", "Quais datas são melhores para lançamento?" e diversas outras. Com tantas dúvidas, acabam surgindo algumas dificuldades e, por isso, é comum que algumas empresas se percam e acabem desistindo desta estratégia.


Contudo sabemos que o melhor meio de conseguir bons resultados é se manter sempre organizado em relação as atividades da empresa, ainda mais dentro da intranet, pois sem conteúdo relevante e interativo o engajamento cairá e o projeto de portal irá por água abaixo. Por isso, hoje, iremos te dar uma mãozinha sobre como construir um bom cronograma de conteúdo para a sua intranet.


O que é um cronograma de conteúdo e para que serve?


Como o próprio nome já diz, o cronograma de conteúdo é uma forma de organizar os conteúdos que irão sair nas mídias da empresa.


O cronograma serve para facilitar o planejamento estratégico, mapeando os elementos que geram um conteúdo mais eficaz, além de ajudar a equipe responsável do projeto a manter uma cadência de postagens e organizar de forma antecipada o preparo do conteúdo.


Agora que sabemos o que é um cronograma de conteúdo e para o que serve, vamos começar ver algumas dicas para criar um cronograma de sucesso!


Defina uma ferramenta


Onde você irá montar o seu cronograma é de suma importância, pois deve ser um local onde todos responsáveis tenham acesso, que seja de fácil personalização e flexível para ajustes.


Planilhas do EXCEL são muito boas para esta tarefa, sendo uma ferramenta muito útil de organização, contudo se deseja obter lembretes, a identidade visual da empresa e uma melhor gestão a nossa Widget Calendário de Eventos pode ser uma grande opção. Mas, lembre-se de permitir acesso de visualização somente para os responsáveis pelo projeto.


Planejamento


Como todo bom projeto sempre há a necessidade de se fazer um planejamento, com o cronograma de conteúdo não seria diferente.


No momento em que iniciamos o planejamento, devemos pensar primeiro no objetivo que queremos alcançar com o projeto. Algumas perguntas são essenciais para determinar este objetivo, sendo elas: "O que desejo alcançar com este projeto de intranet?", "Quais são as personas deste projeto?", "Quais dores devo suprir dos meus usuários?", entre outras  determinadas pela equipe responsável. Após o objetivo ser determinado, está na hora de selecionar datas, conteúdos e responsáveis.


Defina uma frequência de postagem


O cronograma pode ser feito de três modos: semanal, mensal ou trimestral. Claro que há a possibilidade de fazer durante mais tempo, contudo pode haver muitas complicações e mudanças no planejamento por conta de alguns acontecimentos, por isso aconselhamos não fazer acima de 3 meses.


Definir datas específicas torna tudo mais simples. Quantas postagem vai haver por dia? Em quantos dias da semana e/ou mês haverá postagens? Com isto definido ajudará o(s) responsável(is) a saber(em) a quantidade de conteúdo necessário a ser produzido.


Qual conteúdo é relevante para esta semana/mês?


Para que o cronograma ocorra de modo correto é bom sempre analisar a realidade da empresa, por exemplo, os usuários da intranet preferem mais imagens ou vídeos? Preferem textos mais curtos ou mais longos? Preferem uma linguagem mais séria ou descontraída ? E assim por diante. Com isso em mente torna-se mais fácil produzir conteúdos de modo que não demandem muito tempo com algo que trará poucos resultados, sempre avalie Esforço vs Resultado.


Observe as coisas importantes que estão acontecendo. Se manter atualizado sobre a área da empesa fará com que seu conteúdo seja sempre funcional e agregue valor aos usuários. Além de também comemorar datas específicas, como dia das mães, páscoa, natal, e diversas outras.


Responsáveis


Determinar os responsáveis por cada postagem é essencial para se manter a organização. Quando se seleciona pessoas responsáveis, tanto para o desenvolvimento do conteúdo quanto para a postagem, faz-se com que cada um tenha consciência do seu papel dentro do projeto e do cronograma, sendo também uma estrategia para gerenciar a intranet.


Siga o cronograma de conteúdo


Pode parecer óbvio, mas nem sempre quando se monta um cronograma de conteúdo ele é seguido à risca, e isso pode gerar dores de cabeça e muitos problemas futuros de organização da plataforma. Portanto, não desvie do objetivo principal, mantenha o foco!


Gostou dessas dicas? Então deixe um coraçãozinho no artigo e compartilhe com seus amigos! E caso queira uma apresentação da nossa intranet mande um e-mail em contato@digte.com.br

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